
Nas 12 cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), 56 escolas da rede estadual de ensino voltam às aulas na quarta-feira, 08. Em torno de 30 mil estudantes retornam ou ingressam pela primeira vez na educação de Santa Catarina. Na última semana, professores e demais funcionários passaram por uma preparação.
Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp
Os dias contaram com palestras e outros afazeres para bem receber os alunos. “Os professores recebem diretrizes, orientações acerca do ano letivo, revisão de documentação, do projeto político pedagógico, regimento interno, organização do seu calendário escolar”, destaca Ronisi Guimarães, professora à frente da Coordenadoria Regional de Educação de Criciúma, antiga Gerência Regional de Educação de Criciúma (Gered). Outros colaboradores e equipes de limpeza participaram, totalizando cinco mil pessoas envolvidas na Amrec.
Durante a semana, os profissionais do ensino organizaram também o planejamento pedagógico das aulas. “É essencial. Primeiro que, o professor faça seu trabalho sozinho, unido com toda uma equipe. É preciso observar o desenvolvimento como um todo do aluno. A escola precisa olhar não só a parte do conhecimento, mas todas as áreas. É momento de levantar o que talvez não tenha dado certo no passado. Essa gestão democrática de ouvir a todos, de estar com os seus pares e perceber o ideal para os alunos e toda a escola é o principal foco”, acrescenta Ronisi.
As escolas já estavam abertas para receber esses trabalhos na última semana: roçadas, limpezas de caixas d’ água e dedetização. “As manutenções necessárias para que o ano letivo aconteça de forma tranquila”, relata Ronisi. A coordenadoria aguarda a Secretaria de Educação Estadual encaminhar os kits escolares para fornecê-los aos alunos. Os kits incluem materiais básicos como lápis, cadernos, tesouras, canetas e outros itens.
Leia a matéria completa na edição desta segunda-feira, 06, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.