Alunos aprendem a reciclar através de projeto na Apae

O espaço destinado ao trabalho fica dentro da instituição. Ação ainda não começou por completo, mas estudantes já praticam a seleção dos materiais

Foto: Nilton Alves/TN

- PUBLICIDADE -

Thais Borges/Especial
Cocal do Sul

Um projeto de reciclagem da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cocal do Sul busca conscientizar os alunos e trazer renda que será revertida em benefício da instituição. A ideia começou como um Trabalho de Conclusão de uma pedagoga que trabalha na secretaria escolar em sua primeira graduação e agora se consolida junto com o ensino de reciclagem da Apae em sala de aula. A campanha Cidades Limpas do Tribuna de Notícias tem como objetivo contar ações como a da Apae, que investem em educação para a preservação do meio ambiente e promovem atitudes positivas e inclusivas relacionadas a seleção de materiais.

- PUBLICIDADE -

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

 

Os materiais captados serão papel, papelão e plástico, que ficarão em uma sala na instituição voltada ao projeto. A ação ainda não começou, mas os alunos já iniciaram a seleção. Com a captação de recursos com empresas parceiras, a Apae conquistou uma prensa, tambores que são usados para armazenar os materiais e uma máquina de amassar latinhas. Para o futuro, a ideia é ampliar a produção com Equipamentos de Proteção Individual e uniformes, porém é necessário patrocínio, o qual a Apae já está buscando.

 

Protagonismo no mercado de trabalho

 

Um dos pontos mais importantes que a instituição quer trazer aos alunos é o protagonismo no mercado de trabalho. “A grande dificuldade deles é abrir a sacolinha quando vão trabalhar em mercados. É uma coisa simples, mas já ajuda. O interesse dos alunos é grande. As atividades manuais ajudam muito eles. Vamos prepará-los para como atuar no mercado de trabalho. Claro que talvez não seja bem na área deles, mas acaba sendo parecido”, conta Carolina de Costa, integrante da secretaria escolar e pedagoga.

Leia a matéria completa na edição desta segunda-feira, dia 6, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.