24.3 C
Criciúma
quarta-feira, fevereiro 28, 2024

Avança a obra na serra da rocinha

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retomou os trabalhos de pavimentação na BR-285. Previsão de entrega do trecho catarinense segue mantida para o fim do primeiro trimestre de 2024

Timbé do Sul
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retomou os trabalhos de pavimentação da Serra da Rocinha, na BR-285/SC, em Timbé do Sul, nos segmentos em que as obras de estabilização das encostas foram concluídas. Ao longo do mês de novembro, apesar dos períodos chuvosos, foi possível fazer a sub-base de concreto compactado a rolo em 400 metros de extensão. A próxima etapa será a execução das placas de concreto de 22 centímetros, composição que corresponde ao pavimento rígido da rodovia.

Andamento

Entre o km 54 e o km 55, quase na divisa com o Rio Grande do Sul, as equipes já aplicaram o concreto compactado a rolo nas duas pistas. Neste trecho há três segmentos com medidas para evitar os escorregamentos, incluindo duas cortinas de concreto armado atirantadas e grampeamento do solo com tela metálica de alta resistência. A sub-base também foi iniciada nas proximidades do km 52, em meia pista, onde também já foi concluída uma cortina de concreto armado.

“Chegamos num ponto importantíssimo para a implantação da BR-285, mais especificamente o trecho da Serra da Rocinha. O DNIT Santa Catarina vem empreendendo esforços administrativos que, em meados desse ano, nos permitiram avançar significativamente com a obra. De modo que hoje nós já temos uma perspectiva de conclusão para o trecho de Santa Catarina, que é no final de março de 2024. Isso porque nesta semana retomamos o trecho de pavimentação faltante de mil metros de pavimentação e o DNIT, fazendo os serviços de contenção e acelerando as medidas administrativas, já pode trabalhar no pavimento rígido que falta, na Serra da Rocinha, em Timbé do Sul, para concluir a obra”, ratificou o engenheiro Alysson Rodrigo de Andrade, superintendente do DNIT em Santa Catarina.

Números

Ainda conforme o DNIT, as atividades envolvem 30 mil metros de perfuração, 20 mil m² de tela metálica de alta resistência, cerca de 700 m³ de concreto, e tirantes com até 22 metros de comprimento e 400 toneladas de carga.

Obra deve estar pronta em março de 2024

O prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, relata que os trabalhos na obra seguem o cronograma inicial, inclusive, a data de inauguração está mantida. “O prazo de inauguração está marcado para o final do mês de março de 2024, uma vez que a nossa preocupação era com recursos para finalizá-la, mas os deputados atenderam nosso pedido e junto ao DNIT disponibilizaram a verba necessária para a sua conclusão”, explicou.

Horários de tráfego no fim de ano

O DNIT informa ainda que as obras da BR-285/SC seguirão sem interrupções durante o recesso das festas de final de ano. Será mantida, portanto, a atual programação do sistema de comboio da Serra da Rocinha.

As exceções ocorrerão nos feriados nacionais de 25 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro de 2024, dias em que o tráfego será liberado aos usuários da rodovia.
Com a plataforma da estrada reduzida em alguns locais, os motoristas devem ficar atentos à sinalização de segurança.

Confira a programação de comboio:

De segunda a sexta-feira
Subida: 6h30 e 18h
Descida: 7h e 18h30

Sábados e domingos
Interditada

*Liberada nos dias 25/12/2023 e 1º/01/2024

Leia mais matérias completas na edição desta terça-feira, dia 12, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas