32.1 C
Criciúma
sábado, fevereiro 24, 2024

Balneário Esplanada: Moradores unidos para reforma de salão comunitário

Projeto visa não apenas restaurar a estrutura existente, mas agregar outras funcionalidades e melhorias para atender as necessidades. Doações contribuem para revitalização

Jaguaruna
Edson Padoin
cidades@tnsul.com

Na comunidade do Balneário Esplanada, em Jaguaruna, os moradores uniram esforços para realizar uma grande transformação no Salão Comunitário local. O projeto de reforma e ampliação visa não apenas restaurar a estrutura existente, mas também agregar novas funcionalidades e melhorias para atender às necessidades da comunidade.
novos espaços

Dentre as melhorias planejadas, destacam-se a cobertura do hall de entrada, o acesso de rampa ao salão, a readequação e realocação dos banheiros feminino e masculino, incluindo um banheiro acessível a cadeirantes, além da instalação de um banheiro familiar com lavabo e trocador. A inclusão de uma porta para acesso externo próximo ao palco e ao bar também faz parte do projeto, visando facilitar os serviços prestados no local.
O projeto ainda propõe a elevação do pé direito de 3,50 metros para 5 metros no ponto mais baixo, proporcionando um ambiente mais amplo e arejado. Além disso, está prevista a ampliação da cozinha, a criação de um corredor técnico entre a cozinha, churrasqueira e bar, e a implementação de uma sala de catequese.

Melhorias em toda a estrutura

O membro da comissão responsável pela revitalização, Marci Sartor, compartilhou que toda a estrutura terá melhorias. “Nós da comunidade estamos reformando todo o salão, toda a estrutura. Uma reforma completa, trocando a cobertura, fazendo uma cozinha bem grande e equipada, e que já está em fase de acabamento. Além disso, oito banheiros na parte sanitária, um local para um bar, duas salas para fazer catequese e espaço para reunir as crianças. Toda a instalação será nova, como pisos, azulejos, churrasqueira e banheiros. Ficará incrível”, completou.

Conforme a engenheira civil responsável pelo projeto e pela obra, Flávia Cauduro, o salão comunitário foi pensado para funcionar com duas finalidades diferentes e independentes, focado em atender a comunidade e os veranistas do Balneário Esplanada.
“Para as atividades anuais foi incorporado ao salão duas salas, uma para reunião e uma para catequese, além de um banheiro. O espaço conta com cozinha industrial, com rede de gás canalizado, churrasqueira a carvão e bar, sendo interligados entre si para facilitar o serviço dos festeiros, mas por medidas de higiene, separados do salão de festas por janelas de vidro. Além disso, foi incluído no projeto três novos banheiros”,

Capacidade

A engenheira ainda explicou que o salão de festas com 373 m² possui capacidade para mais de 550 pessoas. “Manteremos o palco para atrações e apresentações artísticas. O aumento no pé direito trará uma melhor ventilação e sensação térmica do ambiente. Vale destacar que todo o espaço conta com itens de segurança contra incêndio e acessibilidade”, salientou.

Salão estava em más condições antes do início das reformas e deve ficar como no projeto abaixo – Fotos: Divulgação

Doações contribuem para iniciativa

O membro da comissão destacou o apoio da comunidade e a importância das doações para o sucesso do projeto. “Estamos recebendo doações da comunidade. Então toda doação é bem-vinda. O que estamos arrecadando está sendo aplicado diretamente no salão. A comunidade precisa e vai voltar a ter um espaço que eles merecem. Quem quiser nos ajudar, nós da igreja estaremos todos os dias empenhados nessa reforma.”
O Salão Comunitário estava há muito tempo abandonado, e o pedido de ajuda veio do padre local. A comissão formada por cinco pessoas está trabalhando incansavelmente para devolver à comunidade um espaço renovado e funcional. Marci Sartor enfatizou a disposição da equipe em receber ajuda e expressou a gratidão da comunidade por cada contribuição.

União

Para aqueles que desejam contribuir financeiramente, a Paróquia São João Batista disponibiliza a opção de PIX, utilizando a chave de número de telefone 48996444641.
A comunidade do Balneário Esplanada aguarda ansiosamente a conclusão do projeto, que não só revitalizará o Salão Comunitário, mas também fortalecerá os laços entre os moradores e proporcionará um espaço renovado para eventos e atividades locais. A união e a solidariedade estão sendo fundamentais para tornar esse sonho uma realidade.

Como contribuir:

Faça um PIX utilizando a chave de número de telefone 48996444641
Na igreja, procure os ministros ou o pároco e diga que quer contribuir com a revitalização

Leia mais matérias completas na edição desta quarta-feira, dia 6, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas