28.8 C
Criciúma
quarta-feira, fevereiro 28, 2024

Governo de Içara assume a administração de Escola Alaide Tabalipa

Antes pertencente à rede estadual de ensino, unidade vai passar a contar com todos os projetos e iniciativas da rede municipal

A comunidade do bairro Esplanada, em Içara, recebeu uma grande notícia nesta segunda-feira, dia 27. O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, reuniu os pais de alunos da Escola Alaide Tabalipa para comunicar que a unidade, a partir do início do próximo ano letivo, vai passar a pertencer à rede municipal de ensino.

Com a mudança, os estudantes passarão a desfrutar de todos os projetos e iniciativas das demais escolas do Município, que fazem da educação de Içara a líder no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na Região Carbonífera nos ensinos fundamental e infantil. Atualmente, o local abriga 206 matrículas do 1º ao 9º ano do fundamental, porém a demanda tende a aumentar a partir de 2024.

“Sabemos que muitas crianças da Esplanada acabam estudando em outras unidades, para poderem receber esse ensino de qualidade ofertado nas nossas escolas municipais. O principal motivo de comemoração destes pais se dá porque, agora, os filhos terão um atendimento especializado na escola”, explica Isabel Martins, gerente pedagógica da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

Os professores da rede estadual que fazem parte do atual corpo docente serão realocados para unidades mais próximas de suas residências. O Governo Municipal deve lançar nas próximas semanas um novo processo seletivo para a contratação de novos profissionais a serem destinados à Alaide Tabalipa. “Será homologado até o final do ano e, provavelmente, as provas acontecerão em janeiro”, informa.

Novidades

A posição de destaque da educação de Içara não se dá por acaso. Pela primeira vez na história, os mais de 7 mil estudantes receberam material escolar gratuito no início do ano letivo. Após a pandemia, foi implantado o programa Içara Ensina Mais, com aulas de reforço para alunos com déficit de aprendizagem. Em paralelo a isso, também foi iniciado o projeto Colônia de Férias, tirando as crianças das ruas e colocando em sala de aula no período de recesso escolar.

Outra mudança importante proporcionada pela atual gestão foi a disciplina de inglês, que passou a ser ofertada logo no 1º ano do ensino fundamental, e não mais no 6º ano. Há ainda o projeto Musicalização nas Escolas, com a formação de, por enquanto, seis fanfarras. Aulas de karatê e informática serão outras novidades que os alunos do bairro Esplanada passarão a dispor.

A alimentação sempre recebe uma atenção especial, com o cardápio sendo cuidadosamente elaborado por nutricionistas. Os alimentos são transportados por um caminhão refrigerado, garantindo qualidade e segurança.

Com a escola pertencendo à rede municipal, obras e reparos estruturais necessários para favorecerem o aprendizado e a segurança no ambiente acontecem de forma mais ágil. “O Município vai dar continuidade à construção do ginásio de esportes, em parceria com o Estado. A obra foi interrompida, mas logo será retomada”, adianta a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso.

A secretaria fará um estudo para identificar o que pode ser melhorado na unidade. “Todo o processo de transição está sendo tratado com a Gerência Regional de Educação (Gered), a municipalização da Alaide Tabalipa já depende apenas da aprovação da Câmara. Essas crianças e adolescentes que lá estudam são merecedores de tudo o que está por vir, que seja o início de novos tempos para a educação da Esplanada”, finaliza Dalvania.

Últimas