A Defesa Civil emitiu novos alertas para a piora da chuva na noite desta sexta-feira (17). Conforme a pasta, nas próximas horas ‘tempestades severas’ devem atingir oito regiões do Estado.
Conforme o alerta — válido para as próximas quatro horas — emitido no final da tarde desta sexta, as regiões do Meio-Oeste, Serra e Sul do Estado terão temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo.
Além disso, o nível do rio Itajaí-Açu deve aumentar e inundar gradualmente Brusque, no Vale do Itajaí. Conforme a Defesa Civil, apenas no município o nível do rio pode chegar em 9,10 metros às 21h.
‘Tempestades severas’: diz Defesa Civil em previsão de chuva para sábado
A Defesa Civil informou que o alerta para tempestades severas volta a valer na noite desta sexta até sábado (18), e alertou para o risco alto de prejuízos.
Conforme a pasta, o alerta vale principalmente para a região entre o Vale do Itajaí e o sul catarinense.
Conforme a pasta, os temporais perdem intensidade ao longo do sábado do centro do estado ao leste catarinense, com períodos sem chuva.
Segundo a Defesa Civil, a chuva forte pode causar alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações graduais.
Além disso, há riscos de destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e de árvores causados por vendavais, granizo e raios.
Veja volumes de chuva para cada região e previsão de tempestades
- 80 -110 mm no Planalto Sul;
- 110 – 140 mm no Litoral Sul;
- 100 – 150 mm no Alto Vale e Grande Oeste e Grande Florianópolis;
- 20 – 40 mm no Planalto Norte, Litoral Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí;
*Via ND+