20 C
Criciúma
segunda-feira, dezembro 11, 2023

Audiência pública irá debater a segurança do bairro pinheirinho

Objetivo é reunir moradores no Legislativo para discutir a possibilidade da retirada dos trilhos da comunidade

Criciúma
Paulo Paixão
politica@tnsul.com

Após receber a resposta da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) do requerimento que solicitava informações sobre uma possível retirada dos trilhos do bairro Pinheirinho, em Criciúma, o vereador Miri Dagostim (Progressistas) parte para Florianópolis para pedir apoio aos deputados da bancada do Sul do Estado.

Segundo o legislador criciumense, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) será mostrada a reivindicação do bairro para a retirada dos trilhos da FTC, uma vez que com o crescimento urbano, muitos problemas acabaram sendo ocasionados. Insegurança, congestionamentos, barulho, especialmente durante a noite, entre outros, já foram citados pelos moradores da Grande Pinheirinho.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

O vereador Miri Dagostim também afirma que o assunto deverá voltar a ser tratado no Legislativo através de uma audiência pública. “Estou fazendo um requerimento na Câmara de Vereadores com um pedido de audiência pública e estou amanhã (hoje) para conversar com a bancada do Sul”, comentou Dagostim.

Na semana que passou, a Ferrovia Tereza Cristina respondeu o requerimento enviado pela Câmara de Vereadores. A FTC informou, através de sua assessoria de imprensa, que sugeriu aos vereadores que seja consultado o Governo de Criciúma e o próprio Legislativo sobre possível projeto de retirada dos trilhos daquele bairro. “Cabe reiterar que a FTC é somente a concessionária que presta o serviço e o poder concedente é a União, também detentor do patrimônio”, dizia a resposta da Ferrovia Tereza Cristina. Sobre a resposta da FTC, o vereador afirmou que já era o esperado.

Segundo moradores, passagem do trem traz diversos problemas à comunidade – Foto: Nilton Alves/TN

Associação de Moradores discute os problemas

Na noite de ontem, moradores de dez bairros que formam a grande Pinheirinho estiveram reunidos para tratar sobre outro assunto: a retirada da Casa de Passagem e o Centro POP do bairro. “Queremos a retirada, o deslocamento, enfim, a prefeitura e os órgãos públicos que deem um jeito. Foi prometida a retirada destas casas até mesmo porque estão muito próximas dos trilhos e isso é complicado”, informou o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Pinheirinho (Ambap), Arilton Mezzari.

De acordo com o presidente da Ambap, neste primeiro momento será discutida a questão da segurança e, posteriormente, a associação vai voltar a debater junto à comunidade a retirada dos trilhos do Pinheirinho. “Nós vamos bater nessa pauta, pois não adianta levantarmos outros assuntos sem ter concluído um. Então vamos fazer isso e depois vamos resolver essa questão dos trilhos”, concluiu Arilton.

Leia mais matérias completas na edição desta terça-feira, dia 7, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas