11.1 C
Criciúma
terça-feira, junho 25, 2024

Municípios preparam programação para Dia dos Finados na região

Celebrações religiosas serão realizadas para lembrar os entes queridos durante esta quarta e quinta-feira

Criciúma
Edson Padoin
cidades@tnsul.com

Neste dia 2 de novembro, o Dia de Finados será marcado por uma série de celebrações e atividades em diversos municípios da região. A data tem como objetivo principal relembrar os entes queridos que já faleceram, além de rezar por eles.

Na liturgia da Igreja Católica, a semana que engloba o Dia de Finados é significativa, uma vez que também celebra o Dia de Todos os Santos, quando são honrados homens e mulheres que dedicaram suas vidas a Jesus Cristo.

Em Criciúma, a programação para o Dia de Finados está repleta de celebrações religiosas. A Catedral São José terá missa às 8h e, em seguida, os fiéis se dirigirão aos cemitérios São Simão e Municipal de Criciúma, com celebrações às 9h30 e 10h, respectivamente, para prestar homenagens aos falecidos.

Santuário

Os fiéis também poderão participar de missas no Santuário Diocesano Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, e no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, ambas às 9h. Em seguida, o padre Joel Sávio realizará uma bênção no cemitério do distrito, às 10h. O padre Jonas Emerim Velho, coordenador Diocesano de Pastoral, destaca a importância da data para a reflexão sobre a vida e a morte, lembrando que, em Cristo, a morte se torna uma passagem para a vida eterna.

“Em virtude da data, todos os fiéis são convidados a rezarem aos falecidos, mas também, a pensar em suas ações e na vida que estão construindo, pois, um dia, em Jesus Cristo, que venceu a morte, também iremos ressuscitar”, explica.

No Santuário Diocesano Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Araranguá, as atividades começam cedo, com uma missa às 7h15.

Cocal do Sul: especial no cemitério

O município de Cocal do Sul terá uma programação especial para o Dia de Finados. Na quarta-feira, uma missa na Capela Padre Lindolfo Lueckmann, localizada dentro do cemitério, abre a programação. No Dia de Finados, as atividades começam às 9h e seguem até as 19h, com missas, cultos, apresentações musicais e distribuição de rosas pela Assistência Familiar.

A iniciativa de promover essa programação foi do Governo, em parceria com a empresa que administra o cemitério. Além disso, haverá a inauguração de um aplicativo que permitirá localizar jazigos no cemitério usando o celular.

Morro da Fumaça terá missas em diferentes locais

Em Morro da Fumaça, as celebrações católicas para o Dia de Finados incluem missas em diferentes locais. Às 8h, haverá uma missa na Linha Torrens, seguida de outra missa no bairro Esplanada, às 9h. Às 9h15, a missa será realizada no Cemitério Municipal.

Momentos religiosos, culturais e de reflexão

A programação inclui uma variedade de momentos religiosos e culturais, visando proporcionar conforto e reflexão para aqueles que visitam o cemitério neste dia tão significativo. O pastor Israel Gabriel, que participará da programação, destaca a importância de lembrar e homenagear os entes queridos que já se foram.

“Primeira vez que vejo alguém com uma ideia como essa, promovendo algo assim no Dia de Finados; precisamos ter essa sensibilidade, pois quem perde um filho, um esposo, não consegue esquecer, são entes queridos que não esquecemos; a pessoa aprende a viver com essa perda e viver com a fé. E esse dia que está programado fará muita diferença”, declara.

Leia mais matérias completas na edição desta quarta e quinta-feira, dia 1° e 2, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas