23 C
Criciúma
quarta-feira, dezembro 6, 2023

Cirurgia ortopédica abre novo capítulo na história do Dom Joaquim

Em Sombrio, hospital é mais uma instituição habilitada para procedimentos de alta complexidade na região, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Por mês deverão ser atendidos 25 pacientes, que hoje aguardam na fila de espera

Sombrio
Edson Padoin
cidades@tnsul.com

O Hospital Dom Joaquim, localizado em Sombrio e administrado pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS), alcançou um marco significativo na área da saúde ao realizar, na última segunda-feira, a primeira cirurgia de alta complexidade em ortopedia na especialidade de prótese total de quadril. O procedimento, que durou cerca de uma hora e meia, foi conduzido pelo ortopedista Dr. Marcelo Baggio e beneficiou o paciente Antônio José Rodrigues, um morador de 77 anos da cidade de Jaguaruna. Antônio enfrentava fortes dores há quatro anos, e a cirurgia tornou-se a única solução viável para melhorar sua qualidade de vida.


O paciente entrou na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) há dois anos, enquanto sua mobilidade continuava a ser prejudicada pelas dores no quadril. A cirurgia de alta complexidade, necessária para sua recuperação, só era realizada anteriormente em outros centros, tornando a conquista do Hospital Dom Joaquim ainda mais significativa. “Estou muito contente que esse momento chegou. Daqui pra frente vida nova”, comemorou Rodrigues.

Unidades

Na região Sul, existem cinco prestadores para realizar as cirurgias de alta complexidade para ortopedia, sendo o Hospital São José (Criciúma), Hospital São Donato (Içara), Hospital Regional de Araranguá, Hospital Nossa Senhora da Conceição (Tubarão) e Hospital Dom Joaquim (Sombrio).

A realização dessa cirurgia de alta complexidade foi possível após a publicação de uma portaria estadual que autorizou esses procedimentos na unidade hospitalar. Mariele explicou que os pacientes são liberados para a cirurgia por meio de uma central de regulação, após passarem por diversas consultas com especialistas, incluindo dentistas, para garantir que estejam aptos para o procedimento.

Leia mais matérias completas na edição desta quarta e quinta-feira, dia 1° e 2, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas