As chuvas que assolaram o Sul do Brasil nos últimos dias podem voltar. Segundo o MetSul, parte da região deve enfrentar tempestades com acumulados de 50 mm a 100 mm, o que pode ser ultrapassado em diversos locais.
Além disso, alguns pontos podem trazer alagamentos e agravar as inundações e cheias que ocorrem no momento.
O mapa abaixo mostra as projeções de chuvas para até 21h da sexta-feira (20), com a tendência de 50 mm a 100 mm, em muitas cidades do Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul e do Oeste catarinense.
Nas regiões, as chuvas na quarta (18) e quinta-feira (19) tende a ser torrencial com chances de trovoadas. As chuvas no Norte e Noroeste gaúcho devem ganhar força na madrugada de quinta-feira.
Na manhã da quinta-feira, é possível que continue com a mesma intensidade, se encaminhando até o Oeste e ao Meio-oeste de Santa Catarina.
As chuvas em Santa Catarina
Como citado acima, a quinta-feira continua com condições para pancadas de chuva no Oeste do Estado. Mas, nas demais regiões são esperadas chuvas rápidas, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina.
Na sexta-feira (20) a instabilidade deve diminuir, mas Santa Catarina continua com a possibilidade de temporais, que intercalam com períodos de melhoria. O Oeste é uma exceção, pois continua com o risco para temporais, com trovoadas e rajadas de vento, segundo a Defesa Civil.
*Via ND+