18.9 C
Criciúma
sábado, junho 15, 2024

Química na panela

Nova série da Apple Tv conta a história fictícia de uma cientista que combate a sociedade patriarcal e se torna uma referência como apresentadora de televisão

A atriz norte-americana Brie Larson é a protagonista da nova série original da Apple TV “Uma Questão de Química”, que estreia dia 13 de outubro na plataforma. Vencedora do Oscar por seu papel em “O Quarto de Jack” e conhecida por interpretar a Capitã Marvel, dessa vez Larson será responsável por dar vida a personagem Elizabeth Zott, uma mulher da década de 1950 que sonha em trabalhar como cientista, com pesquisas ligadas à área da Química. A série de oito episódios é baseada no livro (e best-seller) “Uma Questão de Química”, lançado em 2022 pela autora norte-americana Bonnie Garmus.

Apesar do seu sonho de trabalhar como cientista e de sua habilidade para tal, Elizabeth encontra muita resistência por parte dos homens que comandam a Instituição em que estuda. A protagonista acaba tendo um romance com o colega Calvin Evans depois dele a ajudar em um episódio de injustiça que a protagonista sofre. Mesmo tendo o relacionamento invejado pelos colegas de trabalho, os dois vão morar juntos. Porém, uma grande tragédia acontece e, logo depois, a protagonista descobre que está grávida de Calvin. Ao mesmo tempo, ela sofre um golpe no laboratório, têm sua pesquisa roubada e é demitida.

Se virando para sobreviver e sustentar a filha, surge a oportunidade de virar apresentadora de televisão em um programa de culinária. Apesar de parecerem campos distantes, Elizabeth tem um grande interesse pela cozinha, uma vez que as receitas nada mais são do que fruto de várias reações químicas. Assim, a protagonista aceita o novo emprego. Rapidamente ela percebe que a plataforma que lhe foi dada pode servir para muito mais do que ensinar receitas para donas de casa negligenciadas. Com isso, a protagonista começa a abordar assuntos com pautas feministas e da luta racial que irão irritar os seus superiores, mas que conectam com o seu público, tornando-a um grande fenômeno.

por Kreitlon Pereira

colunavia@gmail.com

Últimas