16.8 C
Criciúma
domingo, dezembro 10, 2023

Todas as regiões de SC têm risco de alagamentos nos próximos dias

Santa Catarina deve registrar chuva volumosa, com acumulado acima de 100 mm; instabilidade deve começar nesta quarta e seguir até sexta-feira (11 a 13)

Todas as regiões catarinenses estão em alerta por conta do risco de alagamentos, enxurradas e inundações. A condição deve atingir os municípios do Estado entre está quarta (11) e sexta-feira (13), conforme nota conjunta elaborada pela Defesa Civil de Santa Catarina e a Epagri/Ciram.

De acordo com a nota hidrometeorológica emitida nesta quarta-feira, a chuva deve iniciar pelo Oeste catarinense e regiões de divisa com o Rio Grande do Sul e avançar para as demais regiões.

Na maior parte das regiões é esperado acumulados de chuva de 70 a 100 mm, podendo registrar precipitações acima de 100 mm em situações pontuais. Já no Extremo Oeste os volumes acumulados devem variar de 40 a 70 mm.

Segundo os órgãos, “o risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica”.

Os especialistas também alertam para risco de temporais no estado, principalmente entre o Grande Oeste e o Norte catarinense, com possibilidade de descargas elétricas, vendaval e queda de granizo, entre quarta e quinta. Ainda destacam que o estado deve registrar chuva volumosa ao longo de quinta-feira.

Alerta para inundações em SC

De acordo com os especialistas, devido a previsão de chuvas intensas e volumosas para Santa Catarina, o risco é considerado alto a muito alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e inundações.

Principais áreas que podem ser atingidas, segundo a nota:

Vale do Itajaí: o risco é muito alto para inundações, alagamentos e enxurradas.
Extremo-Oeste e Oeste: o risco é alto para ocorrências de alagamentos e enxurradas. Nas regiões de divisa com o Rio Uruguai o risco é alto para inundação gradual, devido aos acumulados de chuva na Bacia do Rio Uruguai.
Meio-Oeste: o risco é alto para alagamentos, enxurradas e inundações, com destaque para a Bacia do Rio do Peixe, podendo atingir níveis de Alerta.
Planalto Sul: o risco é muito alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações.
Litoral Sul: o risco é alto para inundações graduais. Vale destacar atenção para as áreas de cabeceira, onde os níveis apresentam resposta mais rápida.
Grande Florianópolis: o risco é muito alto para enxurradas e alagamentos devido a resposta rápida dos rios Tijucas e Cubatão.
Planalto Norte: o risco é muito alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas e inundações nas bacias da região, onde os níveis dos rios apresentam resposta mais lenta, mas já se encontram em níveis de emergência.
Litoral Norte: o risco é alto para alagamentos e enxurradas.

Mais de 300 mm e registros de estragos em SC

Os catarinenses enfrentam, desde a última semana, chuva volumosa e registros de alagamentos e inundações, que causaram diversos danos em casa, ruas, rodovias, além de deixar várias pessoas desabrigadas.

Conforme lembra a Defesa Civil e a Epagri Ciram,  o Estado foi atingido por dois períodos de chuva volumosa nos últimos dias: o primeiro ocorrido entre terça e quarta-feira (3 e 4), e o segundo entre sábado e domingo (7 e 8) com mais de 300mm de chuva.

Segundo os dados dos órgãos, ao longo desses dias, algumas cidades do Meio-Oeste e do Vale do Itajaí registraram precipitação acima de 300 mm, que causou alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais, que ainda persistem em alguns municípios.

*Via ND+

Últimas