22.1 C
Criciúma
segunda-feira, dezembro 11, 2023

Bombeiros resgatam 118 pessoas em Tubarão durante muita chuva na região

Uma das regiões mais afetadas pelas chuvas no último sábado, 7, foi a da cidade de Tubarão, no Sul do estado. Os militares receberam 38 chamados durante todo o dia e resgataram aproximadamente 118 pessoas entre às 8h e às 23h. O município é de responsabilidade do 8° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina e inclui os 18 municípios da Associação de Municípios Região de Laguna, além de Garopaba, Lauro Müller e Orleans.

O subcomandante major Marques explicou que as chuvas se acumulam na região mais alta e depois o volume acumulado desce para Tubarão, onde fica represado. “Houve muitos chamados na parte da tarde. Porque houve muita chuva durante a madrugada e manhã do sábado. Como a gente tem um desnível bastante acentuado da serra até aqui e de Tubarão pra Laguna a gente tem um desnível de só 9 metros, o tempo de retenção desse volume aqui em Tubarão é muito grande. Então acaba ocasionando muitos pontos de alagamento e a gente também teve muita inundação em alguns pontos ribeirinhos onde o rio extravasou da calha”, esclareceu o major.

Dentro do trabalho do Governo de Santa Catarina de antecipar os impactos causados pelas chuvas, desde a semana passada o efetivo do 8° Batalhão foi reforçado. Estão de prontidão quatro equipes de força tarefa com caminhonete e botes inflável e a motor, além de quatro homens por guarnição. E outra equipe do mesmo porte foi deslocada para a cidade de Braço do Norte. Além disso a Defesa Civil e a prefeitura organizaram espaços de abrigo em hotéis, igrejas evangélicas e na Catedral Metropolitana de Tubarão.

Últimas