12.5 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Primavera será marcada pelo calor e chuva

Estação das flores começa na madrugada deste sábado e terá influência do fenômeno El Niño

Criciúma
Maíra Rabassa
cidades@tnsul.com

O fenômeno El Niño irá atuar durante a primavera e será de intensidade forte, o que aumenta o risco de eventos extremos com chuva forte e em curto intervalo de tempo. Além disso, há previsão de chuva e temperatura acima da média. O período também será marcado por temporais com forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania.

“O inverno deste ano foi mais quente do que o normal. No mês de junho, a temperatura média foi de 16 graus, ou seja, um grau e três décimos acima da média para o período. Julho e agosto também foram quentes. Agosto, por exemplo, teve a menor temperatura deste inverno nos dias 26, 27 e 28, marcou três graus e foram os únicos três dias com formação de geadas. As únicas do Sul do Estado este ano”, relembra Márcio Sônego, climatologista da Epagri.


ABAFADO E CHUVOSO

O mês de setembro também contou o clima mais quente que o normal, com somente três dias de chuvas acima da média. “Essa primavera será a do El Niño, que está atuando no mundo todo, onde a estação será mais chuvosa e quente do que o esperado para a estação. Outubro será de altas temperaturas, um ou dois graus acima do esperado. Esperamos uma temperatura acima do histórico, um grau em média mais alto, em outubro as chuvas estarão 25% acima da média”, destaca Sônego.

Para mais matérias completas, você confere na edição deste final de semana do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas