Tiago Monte
Criciúma
Após dois jogos longe do Majestoso, o Criciúma faz uma partida decisiva, em casa, neste sábado, a partir das 15h30, diante do Mirassol. Com apenas nove pontos separando o líder do 11º colocado na tabela, é fundamental que o Tigre faça o “dever de casa” e derrote os paulistas. Em caso de vitória, a chance do Tricolor Carvoeiro voltar ao G4 é grande. Ainda assim, o empate pode colocar o time de volta ao convívio dos quatro primeiros. Entretanto, em todos os cenários, o time depende de resultados paralelos.
O confronto é considerado direto, pois o Mirassol tem 40 pontos e está na 11ª posição. “É um confronto direto. Mais um. Não tem jeito, né? O Criciúma, nessa competição, não está tendo vida fácil. Porém, a gente joga dentro de casa, diante do nosso torcedor, e isso é muito bom e importante para a gente, pois sabemos da força do nosso torcedor. E a nossa força, jogando dentro de casa, também. Isso é muito bom”, destaca o atacante Hygor. “Somos um time que tem um estilo e uma proposta de jogo. A nossa equipe também tem um modelo muito positivo em casa. Então, tenho certeza que o professor Tencati vai preparar a melhor equipe para que a gente possa dar essa vitória ao nosso torcedor”, completa.
O Tigre tem mais 11 jogos na competição e o equilíbrio deve prevalecer até a última rodada. “O campeonato está muito equilibrado e eu acho que vai continuar assim. Estamos falando de 33 pontos para serem jogados. Então, eu acho que a palavra-chave é equilíbrio. Isso nós estamos conseguindo manter”, comenta o atacante Éder.
Para o experiente jogador, o importante é não se iludir com as vitórias e não se abater demais com as derrotas. “Quando chega uma derrota ou a vitória, a gente mantém ‘o pé no chão’. Isso é importante. Não exaltar o momento da vitória e não se colocar para baixo na derrota: manter o equilíbrio. Isso é importante e vai se manter até o fim”, comenta.
Três atacantes ou quatro meias?
A grande dúvida é sobre qual esquema tático o técnico Cláudio Tencati vai escolher para a partida: 4-4-2 ou 4-3-3? Diante do Sport, no final de semana passado, o comandante optou por quatro meias, com Marquinhos Gabriel voltando ao time titular. Porém, o desempenho não foi o esperado. Hygor, que entrou no segundo tempo, deu outro ânimo para o time e marcou um gol. Desta forma, há a possibilidade de que ele comece jogando e o esquema com três atacantes seja reeditado. A divulgação do time acontecerá apenas uma hora antes da partida. “Está todo mundo pronto. Nós temos esse sonho do acesso e está todo mundo bem. Independente de quem joga, está todo mundo preparado para o treinador escolher”, destaca Éder.
O experiente atacante evita escolher um esquema de jogo favorito para atuar. “É indiferente. Eu jogando com o (Felipe) Vizeu, com o Fabinho ou só um atacante, tanto faz. Eu gosto mais de movimentação, eu não gosto de ficar lá parado. Então, não muda muito. Eu sempre tento me encaixar no melhor modo possível”, comenta.
Campeonato Brasileiro – Série B – 28ª Rodada
Sábado (16/09) – 15h30 – estádio Heriberto Hülse, em Criciúma
CRICIÚMA
Gustavo; Cristovam (Claudinho), Rodrigo, Walisson Maia e Marcelo Hermes; Arilson, Rômulo, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel (Hygor); Fabinho e Éder. Técnico: Cláudio Tencati
MIRASSOL
Alex Muralha; Lucas Ramon, Rodrigo Sam, Luiz Otávio e Guilherme Biro; Neto Moura, Danielzinho, Gabriel e Chico Kim; Zé Roberto e Negueba. Técnico: Mozart
Arbitragem: Yuri Elino Ferreira da Cruz; Auxiliares: Luiz Cláudio Regazone e Gustavo Mota Correia (Trio de RJ); VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ); AVAR: André da Silva Bitencourt (RS) e Anderson Carlos Gonçalves (PR)