18 C
Criciúma
terça-feira, abril 23, 2024

Criciúma sobe em ranking das cidades mais competitivas do país

Município cresceu cinco posições em relação ao último levantamento. Colocação é conquistada através de classificação que mapeia fatores de desenvolvimento. Entre os principais potenciais estão transparência, tempo para abertura de empresas e acesso à educação

Criciúma é destaque nacional no Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios. O município ocupa a 18ª colocação geral no Brasil, subindo cinco posições em relação ao último levantamento. Entre os principais potenciais da cidade, destacados na pesquisa, estão: transparência municipal, tempo para abertura de empresas e acesso à educação.


O ranking permite o mapeamento dos fatores de desenvolvimento e fragilidades dos municípios, a fim de desenvolver políticas públicas para atrair novos investimentos. “Mais uma vez, Criciúma se destaca nacionalmente com os resultados do ranking. Essa conquista é reflexo do compromisso com a excelência em gestão pública. É uma prova concreta de que estamos no caminho certo. Vamos continuar trabalhando em políticas públicas para melhorar ainda mais os indicadores e garantir qualidade de vida para toda a população”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.


Segundo a pesquisa, Criciúma figurou na 20ª posição em relação ao funcionamento da máquina pública, subindo 90 posições desde 2022. O resultado se deu devido à análise de seis itens: custo da função administrativa, custo da função legislativa, qualidade de informação contábil e fiscal, qualificação do servidor, tempo para abertura de empresas e transparência municipal.

Liderança estadual em diversos quesitos

O município ficou na primeira posição em Santa Catarina, e em segundo lugar no Sul do Brasil, em relação a menor despesa com pessoal. No quesito transparência, Criciúma ocupou o primeiro lugar em Santa Catarina e na região Sul do país, com a 10° posição no Brasil.


EDUCAÇÃO

No pilar de acesso à educação, o município se destacou nacionalmente na segunda posição, no quesito de alunos em tempo integral na educação infantil, com nota 98.47 de 100. Os indicadores em qualidade de saneamento também foram positivos. A cidade recebeu primeiro lugar em cobertura da coleta de resíduos domésticos, cobertura do abastecimento de água e destinação do lixo. Criciúma conquistou, ainda, a terceira colocação no Estado e 11° no país em relação ao tempo de abertura de empresas, subindo 83 posições.

Leia a matéria completa na edição deste final de semana do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas