21.5 C
Criciúma
terça-feira, abril 16, 2024

Mesmo com problemas, ponte não corre risco de desabar

Localizada na SC-445, na Vila Nova, em Içara, estrutura está sendo consertada há pelo menos um mês pela Secretaria de Infraestrutura do Estado, que garante a segurança do trecho

Içara
Edson Padoin
cidades@tnsul.com

Uma ponte crucial na SC-445, localizada no bairro Vila Nova, em Içara, está atualmente passando por reforços nas estacas e na base, devido a problemas de sedimento em suas margens. As autoridades estaduais garantem que, embora os reparos estejam em andamento, não há riscos iminentes para os usuários.


Segurança

O coordenador regional Sul da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Ademir Honorato, explicou os detalhes do trabalho em andamento, destacando que a segurança do público é uma prioridade constante.


“Estamos trabalhando na ponte já faz mais de um mês, e o serviço de cabeceira de ponte está sendo feito em etapas. De acordo com a engenharia, não dá para fazer tudo de uma vez. Fizemos a parte de concreto na última semana e abriu aquele buraco no final da tarde de terça-feira. O serviço agora é de acabamento e não tem mais perigo. Buracos, se você olhar, quase todas as pontes têm”, destacou Honorato.

Via apresenta um problema pior na margem da ponte no sentido Balneário Rincão – Foto: Edson Padoin/TN

Obras

O coordenador enfatizou que a equipe envolvida na manutenção da ponte é composta por colaboradores experientes, garantindo que todas as medidas de segurança sejam adotadas durante o processo. “O pessoal que está lá trabalhando são colaboradores que estão fazendo a manutenção. Mas está tudo normal, tranquilo,” acrescentou o coordenador regional.


A equipe de reportagem do jornal Tribuna de Notícias esteve no local ontem e pôde verificar diretamente os trabalhos em andamento. Duas áreas com buracos nas margens da ponte foram identificadas, com uma equipe utilizando uma retroescavadeira nas margens do rio para realizar as devidas alterações e melhorias.

No sentido Içara, a margem também está cedendo – Foto: Edson Padoin/TN

Motoristas precisam ficar atentos

Conforme o coordenador, as autoridades e engenheiros responsáveis pela obra estão comprometidos em garantir a segurança dos usuários da ponte e monitorar de perto os trabalhos para evitar quaisquer contratempos. Os motoristas que utilizam a SC-445 devem ficar atentos às sinalizações e diretrizes fornecidas durante o período de manutenção.
Um comerciante, que preferiu não se identificar, ressaltou que após a aparição dos buracos está evitando passar pela ponte. “A gente passa por ali e vê aquele buraco que não é pequeno e acaba dando um receio, parece que a ponte vai cair. Vamos ficar no aguardo para que isso seja resolvido o mais rápido possível”, salientou.


Confiança

Outro morador, que também preferiu não se identificar, ressaltou o trabalho que está sendo feito pelo Estado. “A gente consegue perceber que o trabalho está sendo feito há praticamente um mês. Só esses dois buracos que apareceram agora, mas acredito que deve ser resolvido”, apontou.
O local continua sinalizado com cones para chamar a atenção dos motoristas que transitam pela ponte.

Confira mais matérias completas na edição desta quinta-feira, dia 14, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas