15.2 C
Criciúma
domingo, outubro 1, 2023

Vacinas contra Covid podem parar no lixo

Em Santa Catarina, mais de 64 mil doses estão no limite de validade e Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) aguarda posicionamento do Ministério da Saúde sobre imunizantes

Criciúma
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

Com mais de 64 mil doses de vacinas prestes a terem a validade vencida o governo de Santa Catarina pode, lamentavelmente, ter que fazer o descarte dos imunizantes. Somadas as doses da Pfizer (52.788, que vencem neste mês e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado aguarda retorno da Anvisa para saber da possibilidade de estender a validade), Janssen (2.650 – 09/2023) e Butantan (9.320 – 10/2023), são 64.758 doses que correm o risco de serem inutilizadas. Segundo informações da Dive/SC essas doses só serão desprezadas após confirmação do Ministério da Saúde.


Mais doses

O estado ainda tem 44.112 doses da Pfizer Bivalente que vencem em fevereiro de 2024, 14.590 da Pfizer Pediátrica com data de validade para março de 2024 e 13.160 da Pfizer Baby, com vencimento em julho do mesmo ano. João Augusto Brancher Fuck, Diretor da Dive, alerta para a importância da vacinação contra a Covid-19 continuar sendo feita.
“A vacinação da Covid-19 continua sendo importante no enfrentamento da doença. Ela é a melhor forma de prevenção ainda mais com a identificação de uma subvariante EG.5 (popularmente conhecida como Éris) que já temos um caso registrado no Brasil. A gente sabe que nos últimos meses houve uma diminuição na procura pela vacina da Covid, principalmente da bivalente, mas também para o publico pediátrico. E é fundamental que continuemos avançando na vacinação”, ressalta.

Foto: Amanda Perobelli – Reuters

Leia a matéria completa na edição desta terça-feira, dia 29, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas