32.1 C
Criciúma
sábado, fevereiro 24, 2024

Içara dá início ao Programa Escola em Tempo Integral

Iniciativa começou com a Escola Padre Pacífico Dagostim, e aos poucos será estendida às demais unidades da rede municipal

O Governo de Içara, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, deu início ao Programa Escola em Tempo Integral nesta segunda-feira, dia 22. Ao todo, 58 alunos dos primeiros anos do ensino fundamental da Escola Padre Pacífico Dagostim se matricularam na modalidade. A unidade do Loteamento Jussara foi a escolhida para receber a iniciativa de maneira piloto. Aos poucos, as demais escolas da rede municipal de ensino também serão contempladas pelo programa.

É um momento histórico para a educação do município. Pela primeira vez, temos ensino integral em Içara. Isso significa tranquilidade para os pais e mães que trabalham fora e ficam sabendo que o filho está num ambiente saudável de aprendizagem. Já tínhamos essa opção na educação infantil e agora estamos chegando aos primeiros anos do fundamental. Gradativamente, a longo prazo, o nosso objetivo é estendermos também às demais escolas”, destaca a prefeita Dalvania Cardoso.

O projeto possui sete oficinas, que acontecem no contraturno do período regular: educação financeira, educação ambiental, xadrez, karatê, brincadeiras e lazer, música e acompanhamento para as tarefas e estudos. A jornada é de nove horas diárias, das 8h às 12h e das 13h às 17h, já contemplando a alimentação e o transporte. A adesão é facultativa.

A escola em tempo integral proporciona um ambiente mais completo e enriquecedor para o desenvolvimento dos estudantes, com atividades extracurriculares e um acompanhamento pedagógico mais efetivo. As crianças estarão inseridas em um local estruturado para receberem uma educação de qualidade, preparando-as para um futuro promissor”, pontua Elenice Alvim de Oliveira, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara. 

A aprovação do Programa Escola em Tempo Integral foi confirmada no mês de julho pelo Conselho Municipal de Educação (CME) de Içara. Desde então, o município está adequado às metas Plano Nacional de Educação, do Governo Federal, que instituiu a modalidade através da Lei 14.640/2023.

Últimas