28.8 C
Criciúma
quarta-feira, fevereiro 28, 2024

Vira o tempo: Fim de semana será de calor, mas frente fria deve mudar tudo

O tempo nesta sexta foi marcado pela presença de nevoeiros e predomínio de sol na maioria das regiões de SC; ao longo do fim de semana essa condição se mantém até a chegada de uma frente fria

A manhã desta sexta-feira (4) é marcada pela presença de nevoeiros em algumas regiões, sol entre poucas nuvens nas áreas litorâneas e predomínio de sol no restante do Estado. Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, não há chances para ocorrências de chuvas ao longo desta sexta-feira em Santa Catarina.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, a região Sul do Brasil apresenta poucas nuvens por causa de uma ampla região de alta pressão (massa de ar seco). Com isso, conforme o meteorologista, proporciona dias ensolarados e com grande amplitude térmica, na qual faz frio entre a madrugada e a manhã e o tempo fica quente no período da tarde.

O amanhecer desta sexta-feira, segundo a Defesa Civil, contou temperaturas próximas de 0°C na Serra, variando entre 3°C e 13°C do Meio-Oeste aos Planaltos e oscilando entre 12°C a 18°C nas demais regiões.

Ainda, conforme o órgão, será mais uma tarde com temperaturas elevadas, que variam entre entre 21°C e 25°C do Meio-Oeste aos Planaltos e marcam entre 25°C e 32°C  no Litoral, Vale do Itajaí, Oeste e Extremo-Oeste. Nos planaltos, as máximas ficam entre 21°C e 25°C.

Alerta de baixa umidade relativa do ar

A Defesa Civil aponta ainda que durante a tarde desta sexta, a umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 40% do Grande Oeste aos Planaltos. Essa condição exige maior atenção com pessoas vulneráveis, hidratação constante, utilizar hidratante de pele e se atentar ao realizar atividades físicas.

Condição do vento e do mar

O mar é agitado do Litoral Sul a Grande Florianópolis, com ondas de direção Sul e altura entre 1,5 m e 2 m e picos de até 2,5 m. No Litoral Norte o mar fica pouco agitado com ondas entre 1 m e 1,5 m.

O vento sopra de quadrante Norte, com intensidade fraca. A Defesa Civil reforça ainda que não há riscos para ocorrências meteorológicas.

Fim de semana com “Sol de rachar”

A Defesa Civil aponta que o sábado (5) amanhece com a presença de nevoeiros entre a madrugada e a manhã e uma área de alta pressão segue mantendo o tempo seco. Ainda, conforme a pasta, o dia será com predomínio de sol entre poucas nuvens na maior parte do Estado.

Sábado marcado por tempo firme, predomínio de sol em todas as regiões do Estado. – Foto: Defesa Civil/Divulgação

As temperaturas mínimas oscilam entre 4°C e 9°C nos Planaltos e variam entre 11°C e 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas passam dos 30°C no Oeste e no Extremo Oeste, ficam entre 25°C e 29°C no Meio Oeste, no Vale do Itajaí, no Planalto Norte e no Litoral Norte, e variam entre 19°C e 25°C nas outras áreas.

Novamente a Defesa Civil reforça o alerta de que a umidade relativa do ar estará em níveis abaixo da média. Neste dia, o órgão aponta que a umidade estará em torno dos 35% do Grande-Oeste aos Planaltos.

O domingo, 6, se mantém na mesma condição de sábado, com formação de nevoeiros no amanhecer, e segue com condição de sol e variação de nuvens na maior parte do Estado. A Defesa Civil ressalta que neste dia, as temperaturas máximas serão mais elevadas no período da tarde, podendo atingir 31°C no Extremo Oeste e no Litoral Sul.

A Defesa Civil ressalta que neste domingo, as temperaturas máximas serão mais elevadas no período da tarde. – Foto: Montagem

As temperaturas mínimas variam entre 2°C e 12°C nos planaltos e no Alto Vale e marcam entre 13°C e 19°C no restante do Estado. As máximas variam entre 26°C e 31°C  no Extremo Oeste e no Litoral Sul e oscilam entre 22°C e 26°C nas demais áreas de Santa Catarina.

Frente fria se aproxima na próxima semana
Nova frente fria promete mudar o tempo em SC – Foto: Epagri/Divulgação

Na segunda-feira (7), a aproximação de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul favorece o aumento de nebulosidade em Santa Catarina, com possibilidade de chuvas no Sul do Estado entre o fim da tarde e a noite. Na terça-feira (8) a chuva segue ocorrendo e se espalha pelo Centro Leste de Santa Catarina.

*Via ND+

Últimas