28.8 C
Criciúma
quarta-feira, fevereiro 28, 2024

Tempo de reflexões, qualificações e aprendizados

Programa de Formação Permanente de Docentes tem intensa agenda de atividades ao longo do período de recesso dos acadêmicos

Ter os acadêmicos em férias não significa pausa nos aprendizados na Unesc. Muito pelo contrário. A Universidade aproveita os dias para oportunizar ainda mais qualificação e compartilhamento de experiência entre os seus professores. Neste momento em que há a transição de semestres letivos, a Instituição promove atividades especiais do Programa de Formação Permanente Docentes.

A programação contou com 18 atividades ao longo desta e da última semana, encerrando na noite dessa quinta-feira. Ao longo dos dias, o corpo docente da Universidade foi estimulado a encontrar novas soluções para o processo de ensino-aprendizagem dentro da proposta de ensino chamada Graduação Multi, na qual o aluno é protagonista do aprendizado e deve ser desafiado a solucionar problemas reais com atividades práticas desde as primeiras fases.

Promover ações voltadas ao corpo docente de forma a qualificá-lo e motivá-lo, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, reforça as defesas e os encaminhamentos feitos ao longo dos últimos anos para a implementação da Graduação Multi e o constante aprimoramento dos processos institucionais.

“A Unesc, conforme o cenário se movimenta, também tem se mobilizado para as mudanças necessárias e os resultados já mostram que as decisões são acertadas. Nós, que nascemos do anseio da comunidade e trabalhamos para a comunidade, precisamos estar atentos aos cenários, sempre muito focados na excelência acadêmica ancorada nos fundamentos científicos e também olhando para a sustentabilidade institucional. Nossa entrega principal é a excelência no Ensino e isso precisa estar muito claro sempre”, ponderou.

O convite da reitora aos colegas professores ao longo da programação foi para um profundo mergulho nas oportunidades e necessidades para que a Instituição, com apoio de cada um, consiga se manter forte, perene e entregando um serviço de excelência. “Contamos com cada um e cada uma em seus lugares. Que se desafiem, assim como nós os fazemos todos os dias, para pensar adiante coletivamente, vencer barreiras e encontrar novas e ainda melhores formas de fazer o cotidiano, sempre com muito afeto e com o olhar de encantamento”, acrescentou, após uma apresentação e rememoração sobre os passos dados até a implementação do modelo atual.

Significativo encontro de colegas

A presença dos colegas professores de todos os cursos de graduação nas atividades propostas pela Universidade, para a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, é de grande significado diante da contínua missão da Unesc em investir no corpo docente com objetivo de promover reflexão, atualização e troca de experiências contínuas.

“Este momento se caracteriza como um espaço de aprendizado, crescimento pessoal e profissional e fortalecimento da comunidade acadêmica como um todo. Diante dos desafios e responsabilidades inerentes ao processo, que possamos sempre fazer da Universidade um verdadeiro farol na formação de novos profissionais com sabedoria, criatividade e humanidade”, destacou, contextualizando ainda a fase de implementação do modelo de Graduação Multi, que já chega no quarto semestre.

Da mesma forma, o diretor de Ensino de Graduação Presencial, Marcelo Feldhaus, avaliou os encontros como fundamentais para a constante evolução profissional dos professores. “A Formação Permanente discute sempre temas relacionados à docência no Ensino Superior, ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes esperados desse profissional e, neste ano, tem foco na aprendizagem pela experiência. Enquanto nossos alunos aproveitam um descanso merecido, nós seguimos aqui, em formação, trabalhando para um novo semestre ainda mais profícuo com aprendizagens distintas nas quatro áreas do conhecimento”, enalteceu.

Experiência semelhante, ensinamentos multiplicados

Palestra âncora da programação contou com a participação da a vice-reitora da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Fernanda Pinheiro Storck/ Foto: Mayara Cardoso/ Agência de Comunicação Unesc

Palestra âncora da programação contou com a participação da a vice-reitora da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Fernanda Pinheiro Storck.

Uma das principais ações das duas semanas de programação foi realizada na noite de terça-feira (18/07). No espaço da AM Master Hall, a Unesc recebeu a vice-reitora da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Fernanda Pinheiro Storck.

Liderança da Univates, Universidade Comunitária como a Unesc localizada no Rio Grande do Sul, Fernanda compartilhou as vivências na criação de uma metodologia de ensino que muito se assemelha à Graduação Multi implementada na Unesc.

Chamada de Aula +, a iniciativa apresentada pela vice-reitora tem bases profundas em conceitos e questionamentos levantados na Universidade e que resultaram em uma mudança significativa de processos.

“Vejo aqui um encontro muito potente, pois reúne quem está na sala de aula, quem vive a realidade e faz acontecer”, comentou Fernanda, que apresentou, em sua fala, alguns termos importantes no processo de construção do projeto Aula+.

Palavras como leitura, escrita, conversa, pensamento, reflexão, imaginação e, principalmente, estudo, fizeram parte da reflexão daquilo que, conforme a vice-reitora, é inerente ao ambiente universitário.

De acordo com Fernanda, ao longo do processo de repensar o modelo de ensino-aprendizagem, algumas inquietações foram surgindo sobre temáticas referentes ao formato adotado até então. Diante disso, a partir de intensa pesquisa e mentoria, foram definidos como princípios norteadores dos trabalhos os conceitos de: transversalidade; aprendizagem; alteridades; criação e experimentação, sendo os dois últimos os mais focados pela palestrante na abordagem da noite.

As experiências levantadas pela visitante, para a reitora da Unesc, foram preciosas. “Tivemos formas diferentes de percorrer esse caminho, mas temos muitas convergências de ideias, de entendimentos e muito a aprender juntos”, avaliou Luciane.

Realizado na AM Master Hall, a ação organizada pela Diretoria de Ensino contou ainda com a apresentação musical de Elis Cardoso e recepção com um café para os professores.

Experiências em sala de aula

Professores tomam lugar dos alunos em atividades estratégicas para instigá-los na constante evolução das aulas/ Foto: Mayara Cardoso/ Agência de Comunicação Unesc

Professores tomam lugar dos alunos em atividades estratégicas para instigá-los na constante evolução das aulas

Em uma sala de Metodologias Ativas lotada, os professores assumiram o papel de estudantes na tarde de quinta-feira (13/07) e uma das atividades propostas pela Diretoria de Ensino. Em grupos, eles tiveram experiências diferenciadas em busca de inspirações e compartilhamentos em prol de aulas cada vez mais dinâmicas e efetivas para o aprendizado.

O encontro teve foco na comunidade de aprendizagem de metodologias e estratégias efetivas de ensino. Conforme a assessora pedagógica da Diretoria, Ioná Bez Birolo, essa é uma forma de dividir experiências positivas, compartilhar desafios e soluções. “É sempre um momento de aprendizado muito rico entre pares”, acrescentou.

A responsável pelo compartilhamento nesta atividade foi a professora Vanessa Moraes Andrade, que desafiou os colegas em uma espécie de “investigação”, fruto de uma proposta que leva para as turmas para as quais leciona.

“Desta atividade costumam resultar jogos educativos, paródias, desenhos, entre muitas outras formas de demonstrar o aprendizado, como este desafio que trouxe para instigar os colegas. O mais importante, que destaco muito aos alunos, é que o resultado traga o conteúdo de forma correta e clara. Eles podem usar a imaginação e seus talentos e isso os motiva. Tenho resultados excelentes que são fruto dessa proposta e a resposta dos professores ao desafio também mostra como a dinâmica promove aprendizado”, comentou.

BOX

Oportunidade de transformação

Para quem ainda não começou ou quer retomar os estudos, ainda dá tempo de garantir uma vaga para o segundo semestre letivo na Unesc.

Os interessados em ingressar em um dos cursos da Universidade em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo (48) 3431 4500 (Whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende pelo Whatsapp (48) 99644 1887 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h de segunda a sexta-feira. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

Últimas