19.9 C
Criciúma
terça-feira, outubro 3, 2023

Ações e parcerias buscam garantir a preservação ambiental na região

Alexandra Cavaler

Criciúma

A iniciativa de conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a natureza nasceu em Estocolmo, na Suécia, em 1972. Trata-se da primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, de onde partiu a ideia da criação do Dia Mundial do Meio Ambiente. Comemorado em 5 de junho, a data visa nortear ações de conversação global ou de mudanças a contribuir na prevenção de fenômenos naturais, causadores dos desastres.

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Medidas

As medidas para a redução desses efeitos têm a capacidade de trazer maior qualidade de vida dos seres humanos e seres vivos. As mudanças climáticas extremas são consequências das atividades humanas que geram o aumento de gases na atmosfera. O efeito estufa pode trazer a extinção de espécie de animais e danos aos mais diversos tipos de ecossistema.

Maior preocupação

Falar sobre o meio ambiente nunca esteve tão em alta e a cada dia aumenta a preocupação das pessoas em preservar o nosso planeta. Porém, infelizmente, ainda não são todos que têm essa preocupação. Talvez a falta de conhecimento seja o principal motivo que leva as pessoas a não cuidarem do meio ambiente como ele merece. É fundamental que cada indivíduo entenda que o ambiente limpo é muito importante para a saúde de todos os seres humanos, pois qualquer tipo de poluição causa danos ao meio, o que faz mal à humanidade inteira.

Mudanças de comportamentos e atitudes, mesmo que individuais, fazem significativa diferença, e para isso o primeiro passo é conscientizar as pessoas sobre a importância do ambiente limpo, e como ele pode nos ajudar a permanecermos saudáveis, ou seja, todos podem ajudar e fazer a sua parte neste contexto. Um bom exemplo é a economia de energia elétrica, uma vez que a eletricidade é produzida por meio do uso de recursos naturais, portanto, quanto mais você usa, mais eles são gastos. Acendendo lâmpadas apenas à noite e diminuindo o tempo do banho são uns dos exemplos. Já a poluição é outro problema grave, ela pode acontecer nos rios, mares, solo, ar, etc. Para ajudar, descarte lixos tóxicos da maneira correta, não jogando lixo no chão, etc.

O especial completo sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente está na edição desta segunda-feira, dia 5, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas