20 C
Criciúma
quarta-feira, junho 12, 2024

Otmar Muller reforça a busca pela competitividade do Gás Natural

Indicado pelo Governador Jorginho Mello e validado pela CELESC, Otmar Müller é o novo Diretor Presidente da SCGÁS. Em evento interno que ocorreu nesta quarta-feira (24/05) pela manhã, os colaboradores da Companhia recepcionaram o engenheiro, que assume a função antes exercida pelo engenheiro Willian Lehmkuhl, empregado de carreira.

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Em seu primeiro discurso, Müller destacou que a busca pela recuperação da competitividade do gás é o seu objetivo principal. A partir da sua trajetória no ramo fabril, também ressaltou a relevância do consumo industrial na expansão da infraestrutura do energético: “É a indústria que propicia a possibilidade de atender outros mercados. Então, para que se consiga melhorar o atendimento para a população urbana e veículos, é importante que haja o avanço do gás para os consumidores industriais”. Outros pontos também foram citados, como as ações de fomento ao mercado livre nacional, já regulamentado há alguns anos em Santa Catarina.

 

Além das considerações e agradecimentos por parte do antigo Diretor Presidente, Willian Lehmkuhl, a programação contou com a fala do Diretor Técnico Comercial da Companhia, Tiago Cabral, e do Diretor de Administração e Finanças, Fábio Norcio. Na Diretoria Executiva, Otmar Muller assume a gestão ao lado dos representantes de acionistas privados, Mitsui Gás e Commit Gás.

 

O Diretor de Finanças e Relações com Investidores da CELESC, Júlio César Pungan, também se fez presente no evento, juntamente com o Gerente de Relações com Investidores da acionista, Fernando Yamakawa.

Foto: Divulgação

DO OUTRO LADO DA MESA

Otmar Müller é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e possui Master of Business Administration (MBA) em Logística Empresarial.

 

Por mais de 45 anos, o executivo atuou no setor cerâmico, integrando uma das maiores indústrias consumidoras de Gás Natural do Estado. Foi presidente do Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Criciúma e Região por mais de 10 anos, liderando as negociações de convenções coletivas de trabalho e nos demais temas de interesse do setor cerâmico, inclusive relacionados ao energético. Além disso, Müller ocupou o cargo de Membro da Diretoria da Federação da Indústria de Santa Catarina (FIESC), onde exerceu a função de Presidente da Câmara de Assuntos de Energia desde 2012.

 

Em 2023, teve seu nome indicado para a presidência da SCGÁS através do Governador Jorginho Mello, sendo aprovado tanto pela CELESC, acionista majoritária, como pelo Conselho de Administração da distribuidora. Além do evento interno de transição, o Governo do Estado deverá realizar uma cerimônia de posse, que está prevista para junho.

 

Quando questionado sobre as suas futuras contribuições à Companhia, Otmar declarou possuir algumas ‘vantagens’. “Eu vim ‘do outro lado da mesa’. Fui diretor de um dos principais consumidores de gás em Santa Catarina e representei outros consumidores através da FIESC. Tenho uma visão diferente dos outros presidentes que estiveram na empresa, essa experiência irá ajudar a estabelecer focos de ação e devidas urgências para recuperar a competitividade de SC”.

Últimas