Tiago Monte
Nova Veneza
O Metropolitano é o campeão da Copa Sul dos Campeões – Taça Edilson Luiz Niehues. Na tarde deste sábado, o time de Nova Veneza venceu o Turvo por 1 a 0 e levantou a taça pela quarta vez. Renatinho, aos 20 minutos do primeiro tempo, fez o gol do jogo. No final da partida, vibração e festa por parte da torcida do Vermelhão da Veneza. “Não começamos bem a Copa Sul, muito falaram, quando pegamos o Içara, mas crescemos na hora certa e tem que respeitar o Metropolitano. A gente sempre busca os melhores resultados”, comenta o meia Andrei, do Metrô.
O Metropolitano começou a partida pressionando o time turvense. Nos primeiros cinco minutos, o Vermelhão chegou principalmente pelos lados do campo. Na esquerda, Fá avançou, mas Marcelo afastou. Logo em seguida, o Turvo também passou a avançar. Aos 16 minutos, Ruan chegou pela direita e tentou encobriu o goleiro Max mas Leo Xangrilá colocou pela linha de fundo. Escanteio para o Metrô. Na cobrança, a zaga afastou. Partida equilibrada em Nova Veneza, com poucas chances para ambos os lados.
Porém, aos 20 minutos, Renatinho pegou a bola pela direita, tentou cruzar e encobriu o goleiro Max para abrir o placar: Metropolitano 1 a 0. Aos 30 minutos, Andrei arriscou de fora da área e quase surpreendeu o goleiro Max, mas a bola saiu perto do gol. No lance seguinte, André Luis cruzou e Luizão caiu na área, mas o juiz nada marcou, mesmo com as reclamações de pênalti por parte do Turvo. No final da primeira etapa, vitória parcial do Metrô. “O que nós combinamos, no vestiário, fizemos nesse primeiro tempo: marcação alta e induzindo eles ao erro. Temos que aproveitar mais e fazer outros gols”, diz o lateral Fá, no intervalo de jogo.
Partida equilibrada também na etapa final
Na etapa final, Andrei cruzou da direita e Jorge Mauá cabeceou, livre, na marca do pênalti, mas a bola foi para fora. Chance incrível desperdiçada pelo camisa 9 do Metropolitano. Na sequência, Everton Boff tentou dar um lençol em Leandro Melo, que cometeu a falta. Na cobrança, a zaga do Metrô afastou.
O Turvo equilibrou as ações, porém, não conseguia levar perigo ao gol de Passarela, o camisa 22 do Metropolitano. Aos 38 minutos, Everton Boff cobrou falta, no bico da área pela direita, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 41 minutos, De Brida finalizou com perigo e a bola saiu pela linha de fundo. A pressão final do Turvo assustou, mas, no fim, vibração da torcida do Metropolitano e título da competição garantido. “Eu acho que foi merecido, pelo que fizemos no jogo. Oscilamos um pouquinho no final, até porque mexemos muito no time e dá uma caída, mas foi merecido pela campanha e pelo que fizemos nos dois jogos. Merecemos”, finaliza o técnico Luiz Gonzaga Milioli, campeão com o Metrô.
Renan Maia lamenta a derrota
Após o empate em 0 a 0 em Turvo, o time turvense precisava vencer, na casa do adversário, o que não foi possível. “A gente sabia que o Metropolitano ficaria muito com a posse de bola. Então, nos postamos bem e o Renato fez o gol por acaso. Futebol é no detalhe e hoje eles tiveram a sorte. Poderíamos ter empatado no final, mas não deu. Faz parte”, diz.
No ano passado, o Turvo superou o Metropolitano e ficou com o título. Mesmo com a derrota, o Turvo está classificado para o Estadual de Amadores, que será disputado no segundo semestre.
COPA SUL DOS CAMPEÕES – FINAL – JOGO DE VOLTA
13/05 (sábado) – 15 horas – estádio Darci Marini, em Nova Veneza
METROPOLITANO
Passarela; Ruan, Cleiton, Shayder e Fá (Lorran); Renatinho, Leandro Melo, Andrei e Marcinho Junior (Cardoso); Kiko e Jorge Mauá. Técnico Luiz Gonzaga Milioli
TURVO
Max; Marcelo, Roberto, Leo Xangrilá (Pedro) e Gauchinho (Zebrinha); Rafinha (De Brida), Renan Maia, William Schuster e Everton Boff; Luizão (Guto) e André Luis (Thiago André). Técnico: Zebra
Arbitragem: William Martins
GOL: Renatinho (20/1T) (M)
Cartões Amarelos: Renatinho , Andrei e Jorge Mauá (M); Rafinha (T)
Cartões Vermelhos: Não houve