Guarda-Vidas iniciam atendimento diário nas praias do Extremo Sul

São mais de 200 pessoas envolvidas na operação das cinco praias

Foto: Divulgação/CBM

- PUBLICIDADE -

Os banhistas do Extremo Sul de Santa Catarina começam o mês de dezembro com o serviço dos guarda-vidas, civil e militar, sendo ativado todos os dias nas cinco praias de atendimento do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), de Balneário Rincão a Passo de Torres. O atendimento de prevenção e salvamento segue, pelo menos, até abril, dependendo das condições climáticas.

 > Clique e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

Neste ano, o serviço será realizado com o apoio de 200 guarda-vidas. “Nós estamos entrando em mais uma temporada em que nosso foco será a prevenção. Trabalhar ativamente na conscientização do banhista e a orientação de como aproveitar o banho de mar em segurança”, explica o subcomandante do 4º BBM, major BM Renan Silvério da Rosa Fernandes.

A última temporada bateu o recorde de oito anos sem mortes por afogamento nos mais de 80 quilômetros de área de responsabilidade do Batalhão. Para o comandante, tenente-coronel BM Henrique Piovezam da Silveira, a marca é reflexo do trabalho intenso nas praias. “Nossa operação começa a ser preparada quando termina uma. São meses estudos, buscando melhorar onde podemos e sempre aperfeiçoar nosso trabalho e oferecendo uma temporada tranquila para nossos banhistas”, afirma.

Apesar do serviço ser oferecido de maneira contínua, vale ressaltar que o banhista preciso ficar atento às condições do mar, bem como sempre ficar próximo ao posto de guarda-vidas em funcionamento. Lembrando ainda que os postos desativos são sinalizados com uma bandeira preta.

Confira as cores e os significados das bandeiras

Bandeira Verde: baixo risco de afogamento.
Bandeira Amarela: médio risco de afogamento.
Bandeira Vermelha: alto risco de afogamento
Bandeira Lilás: concentração de águas-vivas no mar
Bandeira Preta: serviço de Salvamento desativado

Bandeira triangular vermelha na praia indica algum perigo adicional não sendo recomendado banhar-se nas imediações.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.