21.6 C
Criciúma
quarta-feira, abril 24, 2024

Criminosos são indiciados por lavagem de dinheiro em operação Sentinela

Em 20 de maio de 2021 a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Urussanga, instaurou inquérito policial para apurar crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico por parte de três indivíduos.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Na investigação foram identificados outros cinco traficantes, que atuavam de forma interestadual. Também ocorreram três prisões em flagrante, uma em Urussanga/SC, uma e Cocal do Sul/SC e outra em Realeza/PR.

Ao final, foram indiciadas sete pessoas pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, tendo uma das pessoas se suicidado na cela da cadeia onde estava preso no PR.

Da investigação de lavagem de capitais/dinheiro

Durante a investigação também foi instaurado inquérito para apurar lavagem de dinheiro por parte de três líderes da organização. Ao final da investigação constatou-se que pelo menos 5 pessoas participaram de atos de lavagem de dinheiro.

Dois dos traficantes (pai e filho) sem qualquer atividade lícita comprovada, viviam de dinheiro ilícito transformado em ilícito, onde todos eram beneficiados, inclusive suas mulheres, com movimentações financeiras, sendo que os quatro atuavam na lavagem do dinheiro sujo, especialmente através de sucessivas movimentações bancárias e compra de bens. Para se ter uma ideia, ocorreu a prática do chamado “smurfing” (depósitos sucessivos de valores pequenos), depósito em Ponta Porã/MS, além de compras de bens.

Três dos investigados nunca declaram à Receita Federal do Brasil quaisquer bens ou valores, conforme documento da Receita Federal, ocultando todos os valores provenientes do ilícito, ainda que de forma primitiva, com reiteradas movimentações bancárias (há 14 contas relacionadas com os investigados, conforme relatório de análise técnica do LAB/LD-DEIC-PCSC, sendo 12 de titularidade dos 4, onde foram movimentados desde 2019 R$ 403.997,20.

Últimas