17.6 C
Criciúma
quinta-feira, março 28, 2024

Criciúma: hacker do Instagram da Casa Guido já arrecadou mais de R$1 mil

Thais Borges/Especial Portal TN Sul
Criciúma

O perfil da Casa Guido no Instagram foi hackeado nesta segunda-feira, 28 e, até o momento, o autor do crime já arrecadou mais de R$1 mil reais. Um boletim de ocorrência já foi registrado.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Tudo começou quando a captadora de recursos da instituição percebeu a publicação de uma vaquinha online para uma criança específica nos stories do perfil, sendo que a Casa Guido não realiza esse tipo de ação isolada e nem tem nenhuma campanha de arrecadação no momento. “Eu percebi ontem (segunda-feira, 28), era umas 17h. Entrei na vaquinha e não percebi nada daqui”, ressalta Viviane Garcia, captadora de recursos da Casa Guido e uma dos três gestores da mídia social. Viviane achou que a publicação teria sido feita por engano. “Entrei em contato com essas outras duas pessoas. Elas falaram que não postaram nada. Foi aí onde me deu um start porque alguma coisa tinha de errado”, relembra.

A integrante da instituição viu que outra vaquinha igual já tinha sido feita e que essa poderia ter sido clonada. “Já comecei a perceber a má intenção e tentei excluir a postagem. Não consegui mais, o Instagram deslogou do meu celular e do meu computador”, conta. Até agora, não foi possível conseguir o login de acesso ao perfil novamente.

Uma outra pessoa que participa das atividades da Casa Guido recebeu uma mensagem do hacker após vincular o perfil em uma de suas publicações em forma de denúncia. Segundo Viviane, o hacker informou por meio desta mensagem que a intenção era devolver a conta e colocar a senha antiga. “Agora, como ele viu que a gente tá divulgando para todo mundo, ele já disse que a gente vai perder a conta mesmo. É muito lamentável”, afirma a captadora de recursos Viviane.

Últimas