22.4 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Cabo Esmeraldino recebe a medalha de mérito em Tubarão

Nesta quarta-feira, 28, o 8º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) de Tubarão realizou formatura militar alusiva ao aniversário de 15 anos de criação. Na ocasião, estiveram presentes o comandante-geral, coronel Marcelo Pontes, o subcomandante-geral, coronel Evandro de Andrade Fraga, o chefe do estado-maior-geral, coronel Jardel Carlito da Silva, o comandante do 8º CRPM, coronel Jefer Francisco Fernandes e várias autoridades da região.

A criação e implantação da unidade deu-se em 3 de setembro de 2007, por meio do Decreto Estadual n° 583/2007. O 8º CRPM veio a atender um antigo desejo dos municípios da região de Laguna, que há anos aguardavam a implantação de um comando regional, além da necessidade de estabelecer uma comunicação e ligação mais direta com o Comando-Geral e com o Governo do Estado. Atualmente, a região conta com quatro batalhões, abrangendo a circunscrição de 20 municípios.

Durante a solenidade foram homenageados ex-comandantes, amigos e parceiros do 8ºCRPM e policiais da ativa e da reserva remunerada, que receberam a medalha comemorativa da unidade militar.

Homenagem ao cabo Esmeraldino

O cabo reformado Jeferson Luiz Esmeraldino, ferido em serviço durante o atendimento da ocorrência de roubo ao Banco do Brasil no município de Criciúma em novembro de 2020, representado no ato por sua mãe Sandra Aparecida Nunes, recebeu a medalha de mérito do conselho nacional dos comandantes-gerais das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares (CNCG), pelos seus serviços prestados em favor da segurança pública. A honraria foi entregue pelo comandante-geral, coronel Marcelo Pontes.

Rosa de Anita

Na oportunidade, o 8º comando regional também prestou uma homenagem a Anita Garibaldi, que se concretizou com o ato do plantio da “Rosa de Anita Garibaldi” nas instalações físicas do quartel. Trata-se de um exemplar de uma flor híbrida criada e desenvolvida na Itália para marcar o bicentenário do nascimento da heroína Anita Garibaldi, celebrados em 2021, disponibilizada pelo instituto cultural Anita Garibaldi de Laguna (CulturAnita).

Últimas