19.2 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Sábado: Dia D de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação

O Dia D de mobilização estadual das campanhas de vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação será no próximo sábado, 20, em todo o estado. Nesta data, os municípios catarinenses estarão engajados em um grande mutirão para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com a abertura dos postos durante todo o dia.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

A gerente de imunização da Dive, Arieli Schiessl Fialho, ressalta que o Dia D é uma excelente oportunidade, especialmente para aqueles pais e responsáveis que têm dificuldades de levar os filhos aos postos durante a semana. “Sabemos que muitos trabalham no horário em que os postos ficam abertos. Então, o Dia D é a oportunidade que eles têm para atualizar a caderneta dos filhos”, destaca a gerente.

As campanhas vão até o dia 9 de setembro. É importante que pais e responsáveis fiquem atentos às datas e aproveitem a oportunidade para ir até um posto de vacinação, com a caderneta em mãos, para verificar a situação vacinal dos seus filhos. Nos postos são oferecidas 17 vacinas que protegem contra mais de 20 doenças.

Balanço parcial

Na primeira semana das campanhas, segundo balanço divulgado pela Secretaria da Saúde na última segunda-feira, 15, um total de 47.814 crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos tiveram a Caderneta de Vacinação atualizada. Deste total, as crianças menores de um ano e com um ano de idade foram as mais vacinadas, com 17.210 cadernetas atualizadas.

Um novo balanço, com dados atualizados do Dia D e da segunda semana de campanhas, será divulgado na próxima segunda, 22 de agosto.

As Campanhas

Ocorre simultaneamente em todos os municípios catarinenses entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro, as campanhas contra a Poliomielite e a de Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a indicação é vacinar, de forma indiscriminada, crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Para crianças menores de um ano, a vacinação deve ser feita conforme a situação vacinal encontrada para o esquema primário, 1ª dose aos 2 meses, 2ª dose aos 4 meses e 3ª dose aos 6 meses, com a vacina VIP. O público estimado é de 488.948 crianças na faixa etária de 0 a 4 anos.

Já na Campanha de Multivacinação serão oferecidas para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias) todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. São 17 tipos que protegem contra mais de 20 doenças como febre amarela, sarampo, meningite e outras. As doses são recomendadas para todos aqueles que, por algum motivo, deixaram de tomar as vacinas ou estão com esquemas vacinais incompletos. Importante ressaltar que a cobertura vacinal desejada é de 95% para quase todas as vacinas, exceto para a do rotavírus e a BCG, que é de 90%.

Durante o período das Campanhas, crianças e adolescentes também poderão ser vacinados contra a Covid-19. Segundo orientação do Ministério da Saúde, não existe mais a necessidade de aguardar o intervalo de 15 dias para aplicação da vacina contra a Covid-19 e demais doses do Calendário Nacional de Vacinação em crianças a partir dos 3 anos. Sendo assim, as doses podem ser tomadas de forma simultânea ou com qualquer intervalo.

Em caso de dúvidas sobre a situação vacinal da criança ou do adolescente, a recomendação é procurar um posto de vacinação.

Vacinas ofertadas durante as Campanhas de Poliomielite e Multivacinação:

As vacinas que serão oferecidas durante as Campanhas são as que fazem parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança e do Adolescente:

VIP – Vacina inativada contra a poliomielite
VOP – Vacina oral contra a poliomielite
Febre amarela
Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola)
dTpa (difteria e tétano adulto)
Difteria e tétano adulto
Meningocócica ACWY (doença meningocócica ACWY)
HPV quadrivalente (HPV tipos 6, 11, 16 e 18)
BCG (formas graves de tuberculose)
Hepatite B
Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, Haemophilus influenzae b e hepatite b)
Rotavírus (diarréia por rotavírus)
Pneumocócica 10 (doença pneumocócica invasiva para os 10 sorotipos)
Meningocócica C (doença meningocócica C)
DTP (difteria, tétano e coqueluche)
Hepatite A
Varicela (catapora)

Últimas