23.8 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Içara: 81% do público vacinável já recebeu imunizante contra a Covid-19

A vacinação conta a Covid-19 em Içara já atingiu 81% do público vacinável (primeira dose) segundo dados divulgadas no portal do governo do estado, redvacinometro.saude.sc.gov.br, nesta semana. Assim, 43.156 pessoas receberam a primeira dose; 41.44, a segunda dose (77,79%); imunizados com a dose 3 mais a adicional de imunodeprimidos são 20.045 içarenses, ou seja, 40,6 % da população maior de 12 anos; e a dose 4 já foi aplica em 5.280 pessoas (16% da população maior de 30 anos).

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

De acordo com enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Içara, Laura Gomes Maté, é importante que as pessoas completem o esquema vacinal de acordo com sua faixa etária. “Crianças de 3 a 11 anos, duas doses; entre 12 e 29 anos, três doses; a partir de 30 anos, quatro doses. Os profissionais de saúde e pessoas imunodeprimidas, segundo nota técnica do Programa de Imunização, também devem ter quatro doses da vacina contra covid-19”, explicou.

Laura lembra ainda que a vacinação segue nas salas de vacina do município. “Para crianças, adolescentes, gestantes, mulheres no pós-parto e mulheres que amamentam é importante fazer contato com a equipe da unidade de saúde para agendamento, pois o frasco tem várias doses e validade curta após abertura”, ressalta, acrescentando que no momento o município não tem disponibilidade para a primeira dose de crianças de 3 e 4 anos. “Aguardamos o envio de nova remessa pelo Ministério da Saúde, ainda sem previsão. Relembrando que as vacinas são seguras e, mesmo com a diminuição do número de casos, o vírus ainda circula e é importante fazer a vacinação para controle da doença”.

 

Casos da Covid-19 em Içara

Os casos confirmados em Içara vêm caindo nos últimos meses, mas ainda é fundamental que a população siga as medidas de prevenção: procurar atendimento médico aos primeiros sintomas a fim de buscar o diagnóstico e isolamento, vacinação, uso de álcool em gel, evitar aglomerações. Atualmente não há morador de Içara internado com diagnóstico de covid-19.

Confirmados: 12.812

Descartados: 29.905

Óbitos: 149 (último em 03/07/2022)

Últimas