12.7 C
Criciúma
sexta-feira, abril 19, 2024

Campanha de higiene bucal retornam as escolas após dois anos de pandemia

Um ano de recomeço. Esse é o sentimento dos profissionais da saúde com o retorno da ação que trata a saúde bucal dos estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino. A atividade desenvolvida pela Secretaria de Saúde teve início no dia 1º de agosto, e faz parte do “Programa Saúde na Escola” (PSE), que acontece todos os anos, atendendo estudantes do Ensino Fundamental I e II.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Dessa vez, aproximadamente 90 profissionais da saúde atenderão 15.179 alunos do 1° ao 9° ano. Durante as atividades, serão distribuídos kits contendo escova, creme dental com flúor e fio dental.

“Essa escovação é muito importante porque acontece todos os anos e as próprias crianças já esperam esse momento. Eles retornaram às aulas no final do ano passado ansiosos pelos kits de higiene oral, ver o dentista e receber as orientações”, ressaltou o residente em atenção básica e responsável pela área técnica de saúde bucal da Secretaria da Saúde, Cristian da Silva Serpa.

Diferente dos anos anteriores, agosto foi o mês escolhido para ser o mês da escovação supervisionada, ficando a cargo de cada UBS o agendamento junto as escolas da sua região, escolhendo o melhor momento para que as atividades sejam desenvolvidas sem interferência nas atividades escolares. Ainda segundo Cristian, a ação é voltada a todos os estudantes, mas apenas os alunos do 1° ao 5° ano farão uso do flúor. “A escovação supervisionada, aplicação, orientação vai acontecer com todas as crianças do 1° ao 5° anos, mas todos os alunos do 6° ao 9° receberão o kit de orientação”, afirmou o residente.

Últimas