TRE/SC gera mídias e prepara urnas para as Eleições 2022

Cartórios eleitorais promoverão cerimônias públicas para realizar os procedimentos

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Na sexta-feira (16) a Justiça Eleitoral iniciou a geração de mídias e preparação das urnas que serão utilizadas nas eleições deste ano. Cada cartório eleitoral conduzirá os trabalhos através de cerimônias públicas presididas pela juíza ou juiz eleitoral, para as quais serão convocados partidos políticos, federações, coligações, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além do público em geral.

A cerimônia de geração de mídias consiste em preparar as mídias com os dados que serão inseridos nas urnas eletrônicas. Como as urnas não possuem nenhum tipo de conexão de rede (internetwifibluetooth), os dados e sistemas devem ser gravados em mídias para posterior carga nas urnas, contendo: partidos políticos, federações, coligações, público votante, seções eleitorais, pessoas candidatas, sistemas utilizados nas urnas para auditoria, votação, apuração, justificativa de voto, entre outros.

- PUBLICIDADE -

Dentre os 41 cartórios eleitorais que realizam o procedimento na sexta-feira, dois são da Capital: 13ª Zona Eleitoral e 100ª ZE.

Já na cerimônia pública de preparação de urnas as mídias geradas para cada seção eleitoral são inseridas nos equipamentos de votação. Isso permite a transferência dos dados, sistemas e aplicativos, estabelecendo correspondência entre urna e seção eleitoral. Neste evento também são realizadas a demonstração de votação e a verificação de autenticidade acionada pelos aplicativos VPP (Verificador Pré/Pós-Eleição) e AVPART (Programa de Verificação de Autenticidade dos Programas da Urna). Após a carga, as urnas são fisicamente lacradas e ficam prontas para serem utilizadas nas eleições.

A preparação de urnas ocorrerá de forma centralizada na Seção de Administração de Urnas, situada na Servidão Antônio José Guarezi, 130, saída 210 da BR 101, em Palhoça/SC.  

Tais procedimentos permitem aos interessados verificar se o sistema carregado nos equipamentos possui os mesmos códigos-fonte abertos, compilados, assinados e lacrados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os dias, horários e locais das cerimônias de geração de mídias e preparação de urnas já foram publicados no Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina (DJESC).

Consulte os eventos por data ou por município, no Portal das Eleições 2022.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.