Senado tem uma vaga em disputa

Nas eleições deste ano, Santa Catarina tem somente uma vaga em disputa para o Senado Federal


- PUBLICIDADE -

A disputa para o Senado Federal em Santa Catarina nas eleições deste ano terá a disputa por apenas uma vaga. O mandato de Dário Berger (PSB) vai se encerrar em dezembro, porém ele é candidato à reeleição em outubro. Os outros postulantes à vaga são o deputado estadual Kennedy Nunes (PTB), o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), o deputado estadual Afrâncio Boppré (PSOL), o ex-secretário da Pesca, Jorge Seif (PL), Celso Maldaner (MDB), Caroline Sant’anna (PCO), Gilmar Salgado (PSTU), Hilda Deola (PDT) e Luiz Barboza (Novo).

Afrânio Boppré (PSOL) – Afrânio Boppré, 62 anos, é natural de Florianópolis. Ingressou no curso de Ciências Econômicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lá, Boppré se engajou na militância política, foi presidente do Centro Acadêmico e participou da União Nacional dos Estudantes (UNE). Em 1980, contribuiu para a fundação do PT, enquanto trabalhava no Dieese. Assumiu como vice-prefeito da capital e foi secretário de Finanças de Santa Catarina. Em seguida, cumpriu mandato como vereador e deputado estadual.

- PUBLICIDADE -

Caroline Sant’anna (PCO) – Caroline Sant’anna, 25 anos, é natural de Blumenau e possui Ensino Médio Completo. Sua candidatura ainda aguarda julgamento, já que a candidata não tem a idade mínima para o cargo de senadora, que é de 35 anos. O PCO anunciou em nota a imprensa que ela será substituída por Domingos Prestes, mas o nome de Sant’anna ainda consta nos registros do TSE.

Celso Maldaner (MDB) – Celso Maldaner, 68 anos, nasceu em Maravilha (SC), cidade em que foi prefeito três vezes, entre 1983 e 2005.É formado em ciências políticas e econômicas pela Faculdade de Cruz Alta (RS), atual Unicruz, com pós-graduação em administração pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Irmão do ex-senador e ex-governador Casildo Maldaner (1942-2021), é deputado federal desde 2007.

Dário Berger (PSB) – Nascido em Bom Retiro (SC), Dário Berger tem 65 anos e é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 1991, foi secretário de Administração da cidade de São José (SC). Em 1996, foi eleito prefeito do município, e depois reeleito. Em seguida, cumpriu mais dois mandatos como prefeito de Florianópolis. Em 2014, se lançou ao Senado e conquistou a cadeira.

Gilmar Salgado (PSTU) – Gilmar Salgado, 61 anos, nasceu em Maravilha (SC). É graduado em gestão ambiental pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (Uniasselvi) e é servidor público estadual aposentado. Em 2004, foi candidato à prefeitura de Florianópolis, e em 2010 e 2014, ao governo do estado. Gilmar Salgado é candidato a senador por Santa Catarina (SC) em 2022.

Hilda Deola (PDT) – Hilda Deola, 57 anos, é natural de Brusque (SC). É professora, musicista, gestora pública e fundadora do grupo Cantando Por Aí. Atualmente é vereadora em Itajaí (SC), eleita em 2020, e agora é candidato a senadora por Santa Catarina (SC) em 2022.

Jorge Seif (PL) – Jorge Seif Junior, 41 anos, nasceu no Rio de Janeiro (RJ) e se formou em Administração. A família de Seif está ligada à pesca há 40 anos. Ele também é empresário do setor, no qual atua como armador de pesca. Em 2019, foi nomeado Secretário da Pesca por Bolsonaro. Ele deixou a pasta em março para ser candidato ao Senado por Santa Catarina (SC) em 2022.

Kennedy Nunes (PTB) – Kennedy Nunes, 52 anos, é natural de Joinville (SC). O jornalista iniciou sua vida política aos 18 anos, quando se lançou a vereador e conquistou a vaga, em 1998. Em 2007, foi eleito deputado estadual. Atualmente, está no quarto mandato na Assembleia Legislativa. No Executivo local, foi secretário do Desenvolvimento Comunitário.

Luiz Barboza (NOVO) – Luiz Barboza, 70 anos, nasceu em Taquaritinga (SP). É médico oftalmologista, formado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (SP), com especializações na Santa Casa de Misericórdia de Santos e na Escola Paulista de Medicina. Foi diretor-presidente do Hospital da Visão e presidente da Associação Médica da Grande Florianópolis. Pelo Novo, foi candidato a deputado federal, em 2018, e a vice-prefeito de Florianópolis, em 2020.

Raimundo Colombo (PSD) – Raimundo Colombo, 67 anos, nasceu em Lages (SC). Empresário, Colombo também atuou no Executivo, como Secretário de Desenvolvimento Social e diretor da Telesc. O empresário ingressou na carreira política em 1986, quando foi eleito deputado estadual. Depois, foi prefeito de Lages, cargo que exerceu por 3 vezes. Também se elegeu deputado federal, governador em dois mandatos e senador.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.