22.8 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Prefeito de Forquilhinha assume presidência da Amrec nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (27/01) o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), assumirá a presidência da Associação de Municípios da Região Carbonífera, sucedendo o atual, o prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch (MDB). A cerimônia está marcada para às 14h30, na sede da Associação, e terá transmissão ao vivo no facebook da AMREC e pelo canal do Youtube da UNESC TV.

Neguinho será o 39º presidente da AMREC e o quarto prefeito de Forquilhinha que assume a presidência, que já teve Vanderlei Luiz Ricken, em 2000; depois Paulo Hoepers, em 2005; e Vanderlei Alexandre em 2013 e 2016.

O prefeito de Orleans, e atual presidente da AMREC, Jorge Koch, afirma que foi um prazer e uma honra estar à frente da Associação. Segundo ele, todo o esforço e energia em 2021 foram empregados em medidas no combate a pandemia. “Tínhamos diversas pautas positivas, mas tivemos que focar no combate e prevenção do Covid. Na abertura de novos leitos, nas vacinas, na volta às aulas de forma presencial e nas medidas para evitar a proliferação a pandemia”, avaliou Koch.

O prefeito ainda enumerou o plano de desenvolvimento econômico regional, o plano de mobilidade urbana feito em nove municípios de forma consorciada e o selo SISBI. “Cansamos de falar das melhorias da infraestrutura das nossas rodovias estaduais. Concluímos o Plano de desenvolvimento regional, mas agora precisamos trabalhar para colocá-lo em prática. Tirar o plano do papel, para melhorar a nossa economia. Mas foi um ano positivo, principalmente se pensarmos que conseguimos o selo de equivalência do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). E que agora nossos produtos de origem animal vão poder ser comercializados em todo o país”, analisa.

Eleição na AMREC

A eleição na AMREC funciona num rodízio entre os partidos. No primeiro ano de mandato o partido com maior número de prefeitos. No caso o MDB, com cinco (Orleans, Balneário Rincão, Treviso, Lauro Muller e Cocal do Sul). No segundo ano o partido com maior número de prefeitos e assim sucessivamente. No caso PSDB e PP tem três prefeituras de casa, mas a soma da população favorece ao PSDB (Criciúma, Nova Veneza e Siderópolis). Um acordo entre os prefeitos viabilizou que o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, assumisse esse ano. No terceiro ano será do PP (Morro da Fumaça, Urussanga e Içara) e depois será o PSDB.

Histórico da Associação

A AMREC foi fundada em 25 de abril de 1983 com sete municípios: Criciúma, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Nova Veneza, Siderópolis e Urussanga. Depois, os municípios de Forquilhinha, Cocal do Sul e Treviso passaram a fazer parte da AMREC. Em 18 de maio de 2004, a entidade oficializou a sua 11ª cidade integrante, com a entrada de Orleans e, no dia 9 de abril de 2013, o município de Balneário Rincão passou a integrar oficialmente a AMREC. Hoje, a Associação conta com 12 municípios e tem uma população superior a 446 mil habitantes.

Últimas