22.4 C
Criciúma
terça-feira, março 19, 2024

Morro da Fumaça: troca de nome de rua gera polêmica

José Adílio
Morro da Fumaça

Aprovada na sessão de terça-feira (21) da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça a denominação de quatro novas ruas. Em três delas, os moradores não se manifestaram, pois se tratavam de ruas ainda sem nome e conhecidas como Projetadas. Já a aprovação da troca de nome da rua Nereu Ramos para Leopoldo Maciel Filho desagradou os moradores que nela moram e um abaixo-assinado está sendo feito para ser entregue ao prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, pedindo que a lei que propõe a mudança não seja sancionada.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Para um dos moradores antigos da rua, o comerciante José Casagrande, as famílias não concordam com a atitude tomada pelo Legislativo, já que a rua Nereu Ramos é uma das mais tradicionais da cidade e grande parte das famílias já residem nela há muitos anos. “Nada contra o homenageado, mas sim pelo incômodo que a mudança vai trazer, pois teremos que fazer alterações do cadastro em vários pontos”, relata Casagrande.

Transtornos
O empresário César de Costa Preve explica que os moradores não foram avisados da mudança e que foram pegos de surpresa. Para ele, a mudança vai envolver a atualização de cadastros em vários locais (bancos, Correios, cadastros no comércio, nos postos de saúde, faturas de água e energia). Ele explica que um abaixo-assinado com os moradores da rua está sendo providenciado e será entregue ao prefeito para que não sancione a lei. “Mesmo que fosse colocar o nome de uma autoridade importante nós não íamos aceitar”, destaca o empresário.

Segundo ele, além do abaixo-assinado a ser entregue para o prefeito, os moradores estão planejando ir à Câmara de Vereadores na próxima terça-feira. Ele contou ainda que já tentaram trocar de nome há quatro anos, mas os moradores também não aceitaram. “É um desrespeito total”, pontua. Também a moradora Aclésia Recco Maragno é contra a mudança de nome. “ A gente já tem o endereço, e agora, depois de muitos anos vamos mudar?”, indaga a moradora.

Posição dos vereadores
O presidente da Câmara, Robson Francisconi, o Robinho (PP), e autor da lei que mudou o nome da rua para Leopoldo Maciel Filho explicou os critérios utilizados. “Olha, em Morro da Fumaça, a rua Duque de Caxias virou rua Paulino Bif, rua 25 de Novembro virou uma parte rua Laércio Nicolet e a outra parte rua Silvio Sartor. O critério foi homenagear um cidadão fumacense, que fez parte da história de Morro da Fumaça e que contribuiu com a nossa cidade. Apesar da história de Nereu Ramos ser importante, foi senador, presidente do Brasil por três meses, tem centenas de ruas pelo Estado, praças e até uma cidade se chama Presidente Nereu, em sua homenagem. O projeto de Lei passou na Câmara e foi aprovado por unanimidade”, pontua.

Últimas