Governador vistoria áreas atingidas pela chuva no Alto Vale do Itajaí

Moisés reforçou o compromisso do Estado de investir permanentemente na prevenção de enchentes

Foto: Peterson Paul/Secom

- PUBLICIDADE -

O governador Carlos Moisés vistoriou na manhã desta quinta-feira, 5, áreas atingidas pelas chuvas no Alto Vale do Itajaí e reforçou o compromisso do Estado de investir permanentemente na prevenção de enchentes na região.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

“O evento mostra que estas pautas têm de estar sempre presentes. Estamos no caminho, conseguimos tirar da gaveta projetos aguardados há décadas, como a barragem de Botuverá, e fazer planos para o futuro”, destacou Carlos Moisés em coletiva à imprensa.

Moisés sobrevoou a região ao lado do chefe da Defesa Civil, David Busarello, do deputado estadual Jerry Comper e do prefeito de Rio do Sul, José Eduardo Thome. Em reunião na sede do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Rio do Sul, Estado e município avaliaram a situação e as próximas ações.

O prefeito relatou que 6,9 mil pessoas foram impactadas, das quais 413 desabrigadas. Em todo Estado, 109 municípios relataram à Defesa Civil problemas decorrentes das chuvas.

Além de abrir a licitação para construção da barragem de Botuverá, obra orçada em R$ 110 milhões, o governo atua na manutenção permanente de outras estruturas de prevenção às cheias. Em José Boateux, por ser terra indígena, foi preciso buscar liberação do Governo Federal para atuar na reparação de danos. Na barragem de Ituporanga, os trabalhos de manutenção preventiva seguem em toda a estrutura.

“Vamos avançar em mais pequenas barragens para reduzir a recorrência e mitigar, no limite da ação humana, os eventos da Natureza”, completou Moisés.

À tarde, Moisés e Busarello irão vistoriar as áreas atingidas no Sul do Estado. Em Tubarão, o governador vai se reunir com o prefeito Joares Ponticelli no Cigerd, a partir das 14h15. Em seguida, haverá atendimento à imprensa no local.

*Via Governo de Santa Catarina

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.