Estadual: Jorginho Mello anuncia secretariado

Os primeiros 11 nomes foram divulgados na manhã desta segunda-feira, dia 5

Foto: Divulgação/ Assessoria de Imprensa Jorginho Mello

- PUBLICIDADE -

Os primeiros 11 nomes do secretariado do próximo governo de Santa Catarina foram divulgados na manhã desta segunda-feira, dia 5. Na sede da Defesa Civil do Estado, foi realizado o anúncio oficial pelo governador eleito Jorginho Mello (PL).

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Confira o secretariado do próximo governo:

- PUBLICIDADE -

 

Administração- Moisés Diersmann

Moisés Diersmann é natural de Luzerna, no meio oeste de Santa Catarina. Foi vereador e prefeito da cidade por dois mandatos. Atualmente, é o Coordenador da transição do governo de Jorginho Mello. Diersmann possui especialização em Administração Pública e Gerência de cidades pela FATEC, Especialização em Comunicação e Marketing pela UNOESC e Graduação em Redes de Computadores pelo SENAI. Também possui graduação em Tecnologia do Empreendimento pela UNOESC.

Secretaria Geral de Governo – Danieli Pinheiro Porporatti

Danieli é natural de Xanxerê, no Oeste catarinense. Atualmente, é a chefe de gabinete do escritório regional do senador Jorginho Mello no estado. É formada em administração pela Unoesc e cursou Direito na UNISUL. Danieli também atuou como consultora na Secretaria de Estado do Planejamento entre 2011 e 2013. Além disso, ela também é secretária executiva do Partido Liberal de Santa Catarina desde 2013.

Casa Militar – tenente-coronel José Eduardo Vieira

Natural de Florianópolis, Vieira é Tenente Coronel da PMSC, onde atua há 25 anos. É bacharel em Segurança Pública, em Direito, e possui duas pós-graduações na área de segurança pública. Recentemente, concluiu o Curso de Altos Estudos Estratégicos (CAEE) no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Vieira já atuou na Casa Militar do Governo do Estado entre os anos de 2003 a 2018, onde foi Ajudante de Ordens do Governador e Chefe do Cerimonial. Nos últimos 4 anos atuou na Casa Militar do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Comandante Geral da Polícia Militar – Cel. Aurelio José Pelozato

Aurélio José Pelozato é coronel da Polícia Militar e faz parte da corporação desde 1992. É atualmente o Chefe de Estado Maior de Santa Catarina. Possui longo currículo dentro da instituição em especializações e é também instrutor de treinamento de novos policiais. Além disso, tem experiência na coordenação de situações de pronto emprego e ações em grandes eventos, como a ocupação da força nacional no Rio de Janeiro para realização das olimpíadas de 2016.

Secretaria de Saúde – Carmen Zanotto

Carmen Zanotto é Graduada em Enfermagem e Obstetrícia, com especialização em Administração Hospitalar, Saúde Pública, Recursos Humanos e Formação em Políticas para Primeira Infância na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
Atuou como Enfermeira, Diretora de Enfermagem, Secretária Municipal de Saúde, Secretária e Adjunta da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina em diversos períodos. Como parlamentar integrou o legislativo lageano como vereadora e atualmente Deputada Federal. Considerada uma das pessoas que mais entende das políticas públicas de saúde no Brasil. Em 2022, Zanotto foi a principal parlamentar na luta e aprovação do piso nacional da enfermagem.

 

Secretário da Defesa Civil – Coronel Armando

Luís Armando Reis, conhecido como Coronel Armando é formado em Educação Física pela Academia Militar das Agulhas Negras e possui também graduação em direto pela UNISUL. Possui especialização em ações de defesa do cidadão em situações de desastre. Armando é oficial da reserva do exército brasileiro, se aposentou depois de 30 anos de atuação. Nasceu e cresceu no Rio de Janeiro, mas mora há mais de 20 anos em Joinville, no norte de Santa Catarina. Na última legislatura, foi deputado federal por Santa Catarina. Tentou a reeleição, e hoje é primeiro suplente de deputado federal pelo Partido Liberal.

Secretário da Fazenda – Cleverson Siewert

Engenheiro Civil formado pela UFPR e pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial pela FGV/RJ, iniciou a carreira na Tigre Tubos e Conexões. Siewert já ocupou a pasta estadual da fazenda, há época tornou-se o Secretário de Estado da Fazenda mais jovem do pais, aos 33 anos, e operou uma transformação na Celesc, como diretor, conselheiro e presidente da companhia. Atualmente, dirige uma empresa que atua com comércio exterior, finanças, imóveis e energia.

Secretaria da Articulação Nacional – Vânia Franco

Vânia trabalha com Jorginho Mello desde 2011 como chefe de gabinete em Brasília como Deputado Federal e Senador da República. Cursou gestão pública na Universidade Paulista e possui especialização nas áreas de tramitação legislativa e gestão orçamentária. Atualmente, Vânia atua nas áreas de relação institucional do poder legislativo com o governo federal e ministérios.

Secretário da Agricultura e Pesca – Valdir Colatto

Com experiência na vida pública como deputado federal, Valdir Colatto é uma referência estadual e federal na área do agronegócio. Formou-se em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Pelotas/RS – UFPEL.
Foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e grande responsável pela aprovação do Código Florestal Brasileiro, com projeto de lei de sua autoria. Em 2019 assumiu no governo Bolsonaro, juntamente com a ministra Tereza Cristina, como diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), onde foi trabalhada a implementação do Código Florestal Brasileiro, e desempenhou importante papel nesta nova pasta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento até 2021.

Secretário da Educação – Aristides Cimadon

Ex-presidente da ACAFE, O professor Aristides Cimadon é reitor da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina), reeleito para a gestão 2020-2024 e professor titular universidade. Cimadon tem graduação em filosofia e pedagogia pela Universidade de Passo Fundo, e bacharelado em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina.
Além disso, seu currículo inclui mestrado em Educação pela PUC-RS, Mestrado em Direito pela UFSC e doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí.
Foi conselheiro Estadual de Educação e membro do Conselho para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina. Também é Conselheiro Nacional de Educação – Câmara de Educação Superior (2020 a 2024). Como professor, atualmente, está atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Filosofia Jurídica, Direito Processual Constitucional, Direito Internacional, Direito Educacional.

Procuradoria Geral do Estado – Márcio Vicari

Márcio Vicari é advogado, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua em Florianópolis desde 1994 e atualmente é vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, no Estado. Possui mestrado em Direto Civil e já atuou como professor de direto em diversas universidades de Santa Catarina.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.