30.4 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Eleições: votação começa em Wellington, na Nova Zelândia

Nova Zelândia

As eleições brasileiras começaram oficialmente neste sábado (1º), do outro lado do mundo – em Wellington, capital da Nova Zelândia, 16 horas à frente do Brasil.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a primeira seção foi aberta pouco após as 8h de domingo no horário local – o que corresponde às 16h de sábado, em Brasília.

A votação no exterior segue o horário local de cada país e, por isso, a urna será encerrada às 17h do domingo em Wellington – 1h de domingo em Brasília, quando a eleição em solo brasileiro ainda não terá começado.

Os resultados serão enviados para a sala de totalização do TSE e divulgados em conjunto com os votos registrados no Brasil, a partir das 17h deste domingo. O mesmo acontecerá com todas as urnas instaladas em países com fuso horário mais avançado que o brasileiro.

Assim como será feito em todas as demais seções eleitorais, o processo de votação começou com a impressão da zerésima – boletim que atesta o fato de a urna estar zerada (sem votos inseridos).

O documento também indica que 686 eleitores brasileiros estão aptos a votar em Wellington. Brasileiros que votam no exterior podem registrar apenas o voto para presidente da República.

Zerésima da totalização também foi emitida

Pela manhã, o TSE realizou, em Brasília, etapas de verificação dos sistemas eleitorais que vão ser usados no primeiro turno das eleições.

Entre as etapas deste sábado foi realizada a emissão da zerésima do sistema de totalização dos votos no TSE. A zerésima é um relatório impresso mostrando que não há nenhum voto pré-computado.

Os procedimentos deste sábado fazem parte do cronograma de fiscalização dos sistemas eleitorais — uma série de testes e verificações que asseguram a transparência do processo eleitoral e apontam que os sistemas usados na eleição são seguros.

Via: G1

Últimas