Eleição dos vereadores mirins acontece nesta semana em Criciúma

De acordo com o coordenador, os três vereadores mais votados irão conhecer a Câmara dos Deputados, em Brasília

Fotos: Gabriel Mendes e Manuela Silva

- PUBLICIDADE -

Os alunos de 25 escolas públicas e particulares de Criciúma decidem quem será o seu candidato para a 7ª Legislatura Mirim da Câmara Municipal. A votação começou nesta quarta-feira, dia 9, e segue na quinta e sexta-feira, nas próprias instituições de ensino, e conta com 6.400 eleitores do 5° ao 9° ano.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

A coordenadora técnica do projeto Juliana Ronsoni conta que desde julho, quando o edital foi lançado, os 57 candidatos inscritos, do 7° e 8° ano, surpreenderam com as peças publicitárias de suas campanhas eleitorais. “Foi muita criatividade, além de engajamento. Eles realmente estão interessados em trabalhar para representarem aqueles que lhes confiarem o voto”, comemora.

“E teve mais uma questão que chamou muita atenção. As meninas superam os meninos no número de concorrentes, são 30 candidatas e 27 candidatos”, destaca a presidente Roseli De Lucca (PSDB), acrescentando que, além de estimular o exercício da cidadania e a participação da juventude no poder legislativo, o projeto ainda envolve as mulheres na política, desperta o interesse delas desde cedo.

Sobre como serão escolhidos os pequenos parlamentares quem explica é o vereador coordenador do projeto, Juarez de Jesus. “Como cada escola escolhe um candidato, chegaremos a 25 nomes. Destes, serão eleitos os 17 mais votados (proporcional ao número de alunos eleitores de cada unidade de ensino). Vamos trabalhar com percentuais.”

Juarez ainda acrescenta que para refletir ainda mais a realidade da Câmara de Criciúma, o mandato, que nas outras edições  era exercido em apenas um ano, foi estendido para dois. E as novidades não param por aí. De acordo com o coordenador, os três vereadores mais votados irão conhecer a Câmara dos Deputados, em Brasília.

Apuração – a contagem dos votos acontece na sexta-feira, dia 11, a partir das 18 horas, no Salão Ouro Negro (Prefeitura Municipal). Será auditada por um representante do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) e pode ser acompanhada por todos os interessados.

Cronograma de votação

Quarta-feira
Colégio Rogacionista – Pinheirinho
EEB Antônio Milanez Netto – São Defende
EEB Humberto de Campos – Pio Corrêa
EMEB Prof. Francisco Skrabski – Brasília
EMEB Prof. Marcílio Dias de San Thiago – Vila Manaus
EMEB Profª Iria Zandomênego De Luca – Archimedes Naspolini
Escola S (Sesi) – Comerciário
SATC – Universitário
Unesc – Universitário

Quinta-feira
EEB João Frassetto – Santa Luzia
EMEB José Cesário da Silva – Nossa Senhora da Salete
EMEB José Contim Portella – São Sebastião
EMEB Luiz Lazzarin – Rio Maina
EMEB Marechal Rondon – Centro
EMEB Pe. José Francisco Bertero – São Simão
EMEB Prof. Casemiro Stachurski – Linha Batista
EMEB Serafina Milioli Pescador – Operária Nova
Marista – Pio Corrêa

Sexta-feira
EMEB Adolfo Back – Jardim União
EMEB Filho do Mineiro – Metropol
EMEB Giácomo Búrigo – Mãe Luzia
EMEB Pascoal Meller- Santa Augusta
EMEB Pe. Paulo Petruzzellis (Bairro da Juventude) – Pinheirinho
EMEB Prof. Maria de Lourdes Carneiro – Vila Francesca
Universitário – Centro

Fotos: Gabriel Mendes e Manuela Silva
Fotos: Gabriel Mendes e Manuela Silva
-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.