13.2 C
Criciúma
sábado, abril 20, 2024

Comitiva de Araranguá luta para a instalação de uma nova Vara Cível

José Adílio
Araranguá

Uma comitiva de Araranguá com a presença do prefeito Cesar Antônio Cesa foi recebida na terça-feira, 05, pelo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Na pauta, o pleito de Araranguá por uma nova Vara Cível. A comitiva entregou à presidência, um relatório baseado em dados estatísticos da comarca, onde constam a realidade do Fórum local e a aspiração por mais uma unidade.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Na companhia do desembargador Osmar Nunes Júnior e do juiz auxiliar da presidência Rafael Sandi, o presidente do TJSC, desembargador João Henrique Blasi, manifestou sua compreensão em relação às demandas. Observou que o atendimento do pedido elevaria o nível de entrância da comarca e que, nestas circunstâncias, torna-se necessário um estudo jurimétrico para verificar qual seria a competência mais adequada.

A recente criação da Vara Estadual de Direito Bancário, exemplificou o presidente, proporcionou a redução expressiva de processos cíveis em diversas comarcas. Assim, a administração adota decisões a partir da análise de estatísticas aplicadas ao Direito.

“O que eu posso desde já lhes dizer é da nossa atenção para a causa, da nossa sensibilidade ao pleito. Em um curto espaço de tempo vamos encaminhar uma possível solução”, garantiu Blasi. A atenção aos pleitos e a tomada de ações da gestão, reforçou o presidente, são caracterizadas pelo senso de urgência.

Presenças
A comitiva da OAB/SC de Araranguá, liderada pelo presidente da subseção, Wolmar Alexandre Antunes Giusti, e com a participação do prefeito do município, Cesar Antônio Cesa, contou ainda com a presença de lideranças comerciais, empresariais e políticas da região, além do procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, que é natural de Araranguá.

Comarca de Içara
O presidente da OAB de Criciúma, Alisson Murilo Matos, informou que o Tribunal de Justiça já está na organização para a instalação da 3ª Vara da Comarca de Içara. A criação da nova vara foi confirmada no dia 3 de maio pela administração do TJSC em reunião com uma comitiva do Sul do Estado, formada por deputados estaduais, prefeitos e representantes do Ministério Público e da seccional local da Ordem dos Advogados do Brasil. O encontro contou, ainda, com a presença da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Denise Volpato; do juiz auxiliar da Presidência Rafael Sandi; e do juiz-corregedor Rafael Steffen da Luz Fontes.

Últimas