19.4 C
Criciúma
terça-feira, abril 23, 2024

(Vídeos) Ato encerra atividades no Centro de Triagem de Cocal do Sul

Depois de um pouco mais de dois anos de pandemia em decorrência do coronavírus, o Centro de Triagem de Cocal do Sul encerrou suas atividades nesta quinta-feira (31), em virtude da redução considerável de casos ativos de covid-19 no município. Em um ato marcado por homenagens, os profissionais se despediram do local que foi sua segunda casa por muito tempo, na qual se dedicaram incansavelmente todos os dias para cuidar da população em um momento tão delicado.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Estiveram reunidos os profissionais da saúde, servidores da administração municipal, prefeito Fernando de Fáveri e vice-prefeito Erik Zeferino. Durante a cerimônia, o prefeito usou a fala para agradecer a todos os profissionais, além disso, a enfermeira Rosi, que esteve na linha de frente desde o início, também disse algumas palavras com o sentimento de gratidão.

A partir de agora, os atendimentos serão realizados no Pronto Atendimento. Durante a pandemia, o Centro de Triagem cumpriu a sua missão de evitar a sobrecarga do serviço público de saúde, estando preparado para realizar a identificação, triagem e encaminhamentos dos casos mais graves.

“Mesmo estando internado na UTI, não perdi meu humor, talvez essa espiritualidade tenha renovado minha força, e eu venci o covid, através dos nossos anjos de branco; agradeço a todos que oraram por mim e principalmente a Deus”, comenta o massagista Francisco de Assis Domingos, que contraiu a doença e ficou internado por 60 dias e foi curado.

Os presentes na cerimônia fizeram um círculo e um minuto de silêncio em memória daqueles que partiram por causa do coronavírus. A ambulância tocou a sirene e as pessoas soltaram 62 balões brancos em direção ao céu, em alusão às vítimas da doença em Cocal do Sul, emocionando a todos.

“Sou profundamente agradecido pela equipe da Saúde de um modo geral, pelo trabalho árduo, que nos deu muita satisfação, no qual conseguimos solucionar muitos problemas”, afirma o secretário de saúde do município, Sidney Duarte de Oliveira.

No final do ato, os profissionais que atuaram no Centro de Triagem tiraram os jalecos e máscaras, itens companheiros ao longo de todo esse tempo, apagaram as luzes e fecharam as portas, marcando o encerramento das atividades no local.

“Lamentamos profundamente pelas perdas que tivemos no nosso município e no mundo inteiro, mas somos muito gratos pelo aprendizado e momento que passamos”, declara a secretária adjunta de saúde, Glicia Pagnan.

 

Últimas