Varal Da Veneza terá exposições e oficinas fotográficas gratuitas

O evento, que está na quarta edição, será realizado nos dias 27 e 28 de agosto em Nova Veneza

Foto: Zé Ronconi

- PUBLICIDADE -

O Varal da Veneza chega na sua 4ª edição e promete movimentar a Praça Humberto Bortoluzzi, em Nova Veneza, entre os dias 27 e 28 de agosto. O encontro reúne artistas, profissionais, entusiastas e amadores em torno de exposições, workshops e troca de experiências sobre o mundo fotográfico. As atividades voltam a ser realizadas após dois anos de suspensão devido a pandemia.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

O coordenador do Varal, Zé Ronconi, trouxe a ideia para Nova Veneza, através do Varal da Trajano que é realizado em Florianópolis pelos fotógrafos Milton Ostetto, Alexandre Freitas e Kleber Steinbach. E ainda, o evento conta com a colaboração do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA), coordenado pela artista Lucila Horn.

Neste ano, a proposta vai além da exposição das mais de 200 fotografias previstas que vão mudar o visual da Rua Coberta, ao lado da Praça Humberto Bortoluzzi. Serão quatro oficinas destinadas aos profissionais e entusiastas da fotografia. “Nos tempos modernos, onde cada pessoa tem um celular, a fotografia está presente em nossas vidas. Mas ao mesmo tempo que se fotografa muito, se registra pouco e as memórias são passageiras. Por isso, o varal é importante para que possamos expor estas imagens em um suporte físico em um local público, a praça”, comenta Ronconi.

O organizador destaca, ainda, a importância de ter um evento deste na região. “A ideia é trazer para as pequenas cidades estas experiências. E tudo isso é possível porque temos o apoio da comissão organizadora e também da Secretaria de Cultura que sempre nos deu apoio para a realização do Varal”, afirma.

A programação inicia no sábado, 27, com duas oficinas, uma de “light painting”, com o fotógrafo Paulo Heise e “introdução a astrofotografia”, com o fotógrafo Kleber Steinbach. À noite, está prevista uma projeção noturna na praça com imagens da região e foto documentários convidados.

No domingo, 28, a agenda segue com a exposição a céu aberto em formato de varal fotográfico durante todo o dia, lançamento de livros de Benício Spillere, Nelma Baldin, Sissa Moroso e Zé Ronconi. Além das oficinas de “introdução a fotografia analógica”, com Edson Redivo e de “introdução a cianotipia”, com Zé Ronconi.

Todas as atividades são gratuitas, mas para as oficinas é necessário realizar uma inscrição, que pode ser feita neste link: https://forms.gle/rUzMs1TVH1zjArcY8. Já os interessados em participar da exposição podem entrar em contato com a organização pelos e-mails varaldatrajano@gmail.com ou joseluizronconi@gmail.com.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.