16.8 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

Valcir José Zanette é empossado na presidência da Acic

Érik Borges/Tribuna de Notícias
Criciúma

Valcir José Zanette foi empossado ontem como presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Ele integra a nova diretoria, que também recebeu posse, em ato na sede da entidade, com a presença de diversas autoridades da região, inclusive do governador Carlos Moisés.

A gestão da diretoria começa em 2022 e vai até 2024. Zanette é o 18º presidente desde a criação da entidade.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Fortalecimento econômico

Fortalecimento econômico das empresas de Criciúma e região. Esse é o principal objetivo da gestão do presidente Zanette. Segundo ele, serão colocados em prática projetos voltados às áreas da educação, exportação, atenção às pequenas e médias empresas, infraestrutura regional e projetos de inovação e tecnologia.

“Existem empresas que têm condições de exportar, mas não têm orientação necessária. E nós vamos ajudar as empresas a exportarem seus produtos e aumentarem suas exportações. Temos uma série de eixos na direção do desenvolvimento sul de Santa Catarina”, declara Zanette.

Ele acrescenta que as microempresas serão orientadas a serem pequenas e as pequenas se tornarem médias. “Porque muitas vezes as pessoas que gerem esses empreendimentos não têm muita familiaridade com as técnicas de gestão. E nós vamos levar o conhecimento e parceria de gestão a eles para que eles possam se desenvolver da melhor maneira possível”, explica Zanette.

Prêmio Acic de Matemática será mantido

O Prêmio Acic de Matemática, que busca diagnosticar a qualidade do ensino e o desempenho dos alunos nas escolas municipais e particulares, está desde 2014 avaliando a evolução do desempenho na aprendizagem de matemática de milhares de estudantes. E o presidente da Acic garante que ele será mantido.

“O Prêmio Acic de Matemática vai continuar. Ele é muito importante, assim como o nosso programa de desenvolvimento da educação como um todo”, ressalta Zanette. O projeto conta com a importante parceria da Gerência Regional de Educação (Gered) e das secretarias municipais de educação das cidades envolvidas no projeto e gestores das escolas privadas de Criciúma.

Valcir Zanette sucede o empresário Moacir Dagostin, que esteve à frente da entidade nos últimos quatro anos, durante dois mandatos consecutivos. A diretoria é composta pelo presidente, vice-presidente, tesoureiro, secretário e mais 17 diretores.

Ele conta que a Acic tem, dentre as suas atribuições, a função de defender os anseios que promovam o desenvolvimento socioeconômico da região. Atualmente a entidade conta com aproximadamente 1,8 mil associados.

O presidente lembra que as demandas dos associados, assim como as sugestões, serão sempre ouvidas e discutidas para que o associado tenha cada vez mais orgulho da entidade. “A Acic é uma das principais entidades de Santa Catarina”, pontua Zanette.

Governador destaca a desburocratização

O governador Carlos Moisés esteve presente no evento e destacou a desburocratização do governo do Estado perante os entraves que envolvem expedição de licenças ambientais e demais autorizações ao empresário.

“O Estado tem que facilitar a vida do empresário. O governo tem que se aproximar cada vez mais do setor, dialogar, entender as necessidades para a gente entender e facilitar o desenvolvimento de Santa Catarina, através do trabalho de todos aqueles que empreendem no nosso Estado”, declara Moisés.

Ele ressalta que Santa Catarina cresce cinco vezes mais que o Brasil e é um Estado com pleno emprego. Destaca também que o governo avançou bastante na desburocratização, lembrando que antes as pessoas demoravam 40 dias para abrir uma empresa, enquanto atualmente são necessários apenas alguns minutos.

“As nossas práticas administrativas de acreditar em quem acredita. A autodeclaração pra licenças de meio ambiente. Nós pretendemos avançar ainda mais. A regra é acreditar na boa fé do empreendedor. Óbvio que temos legislação ambiental que nem sempre é estadual, mas federal também. Estamos facilitando a vida do empreendedor cada vez mais”, pontua Moisés.

Compõem a nova diretoria da Acic os empresários:

Valcir José Zanette – Presidente

Gilberto Francisco Hobold – Vice-presidente

Silvane da Rosa Cardoso Citadin – Secretária

Caio César Rodrigues Binotti – Tesoureiro

Diretores

Ailton Schuelter

Aldo de Souza Garcia

André Luciano Zanette

Andrea Gazola Salvalággio

Carlos Antônio Ferreira

Edmilson Zanatta

Érico Bez Fontana

Gabriel Nuernberg Damiani

Graziela da Silva Branco

Humberto Marcon Fascin

Indianara Reynaud Toreti

Leandro Eufrásio Teixeira

Mauro Cesar Sônego

Otmar Josef Müller

Renan Grijó Búrigo

Renato Ferreira Costa

Thayni da Silva Librelato

Últimas