19.8 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

Urussanga renova contrato de parceria com o IFSC Campus Criciúma

Desde o ano de 2017, mais de 600 urussanguenses receberam diplomas de cursos técnicos e profissionalizantes em uma parceria do Governo Municipal de Urussanga com o Instituto Federal de Santa Catarina, o IFSC Campus Criciúma. A união, que tem sido um sucesso, foi renovada nesta semana, no Paço Municipal, com a visita de representantes do Campus.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

O diretor geral do IFSC Campus Criciúma, Daniel Comin da Silva, conta que a cidade foi pioneira na região, e através dos resultados obtidos, outros municípios da região carbonífera, tem iniciado parcerias com a instituição. “A parceria com Urussanga acaba sendo um braço que nos permite estar mais próximo da comunidade. Para nós é muito importante, pois essa ação tem um valor simbólico muito grande. Ela traz matrículas para o Instituto e, acima de tudo, nos permite estar mais próximo da nossa missão que é atender a população da região, algo que não conseguimos fazer apenas dentro do Campus”, explica.

A cada semestre, novos cursos são ofertados, com durações variadas, que levam em conta as demandas trazidas pelo próprio município. “Nós já ofertamos 55 cursos e 600 pessoas já se formaram apenas em Urussanga”, contabiliza o diretor. Atualmente, estão em andamento os cursos de inglês, recursos humanos, espanhol e informática.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Janea Possamai, a renovação da parceria é um momento muito importante. “Além de garantir essa oferta de ensino profissionalizante, ele capacita, até os trabalhadores que já estão empregados. É uma oportunidade de eles crescerem dentro da própria empresa com esses cursos, o que para nós e a educação, tem uma grande valia em relação ao conhecimento. O que nós precisamos é de pessoas que realmente queiram estudar e se capacitar”, destaca.

A abertura do edital para novas turmas e cursos, deve ocorrer no final de outubro e será divulgada nos canais oficiais da Prefeitura de Urussanga. “As aulas devem iniciar em fevereiro de 2023. Lançamos sempre com muita antecedência para podermos fazer todo o planejamento, inclusive da parte física”, garante Janea.

“Trouxemos o ensino profissionalizante para Urussanga, para facilitar a vida dos munícipes, que assim, não precisam gastar com transporte para outras cidades.. Os cursos são uma maneira de profissionalizar quem procura uma oportunidade de emprego, mas também de enriquecer o currículo de quem já está no mercado de trabalho e pretende crescer profissionalmente O mercado exige e nós, como administração municipal, ajudamos como podemos a facilitar esse processo”, ressalta o prefeito, Luís Gustavo Cancellier.

Últimas