22.9 C
Criciúma
terça-feira, abril 16, 2024

Urussanga realiza a I Conferência Municipal de Saúde Mental

Nesta quarta-feira, 23, no Centro Comunitário da Igreja Católica, o Governo Municipal de Urussanga, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), realizaram a I Conferência Municipal de Saúde Mental.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Com o tema central, “A Política de Saúde Mental Como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS)”, na cerimônia de abertura da conferência, estiveram participando o prefeito interino, Jair Nandi, a secretária de saúde, Robertina Goulart Nunes, o presidente do Conselho de Municipal de Saúde, Marcelo Marcon e a coordenadora enfermagem do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Jaiciana Vieira.

Também participou do evento, a coordenadora do CAPS,  Juliana Sangaletti, os servidores das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, além de entidades, igrejas e associações, que desenvolvem serviços de atenção psicossocial.

A conferência foi aberta com a leitura do Regimento e posteriormente foi ministrada uma palestra pela Enfermeira, Doutora em Enfermagem e docente do Unibave, Dª. Greice Lessa Baldin.

Posteriormente foram realizados Grupos de Trabalho para elaboração das propostas conforme os Eixos Temáticos:

I Cuidado em liberdade como garantia de Direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;

II Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade;

III Impactos na saúde mental da população e,

IV Os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

No final, foram apresentadas as propostas de ações relacionadas a cada tópico, que posteriormente serão levadas pelos quadros delegados eleitos, que irão integrar a delegação de Urussanga para a 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental.

Últimas