24.9 C
Criciúma
sábado, abril 20, 2024

Urussanga: Comemorações do Gemellaggio estão abertas

Está aberta oficialmente a programação dos 30 anos de Gemellaggio. Em uma noite que enalteceu a cultura com música tradicional, apresentação das crianças em italiano e lançamento de projetos educacionais, a Comissão Organizadora das celebrações do pacto de amizade entre Urussanga e Longarone, recebe na Sociedade Recreativa Urussanga (SRU), nesta quinta-feira, 19, autoridades municipais e a população urussanguense para apresentar a programação e dar início a agenda de dez dias de atividades, que encerram no dia 29 de maio.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Para Névton Bortolotto que acompanhou toda a história do Gemellaggio, ver a chegada dos 30 anos é motivo de orgulho. “É uma sensação imensa de vitória, satisfação e prazer de ver que depois de 30 anos de labuta, percurso e muito trabalho, a sociedade começa a demonstrar efetivamente esta aproximação e aceitação do Gemellaggio. Entendem que o acordo é algo extremamente importante e só tem contribuído para nós até hoje e que muito mais irá contribuir na medida que a sociedade se envolve no processo”, declarou.

Na oportunidade, ocorreu o lançamento dos projetos Conhecer para Pertencer: Gemellaggio, que será realizado nas escolas, visando resgatar a cultura através de atividades variadas; e a Semana da língua Italiana, iniciativa que visa incentivar até o final das comemorações, o uso de palavras e frases italianas no dia a dia, tanto nas escolas, quanto no comércio, indústria e repartições públicas. “Visamos despertar assim a italianidade e a língua mãe da nossa cultura”, destacou o presidente da comissão organizadora, Luiz Antonio Fabro. Para ele, o primeiro dia de evento foi um sucesso. “A gente está muito feliz por esse momento, Começamos muito bem este primeiro dia. Na nossa programação, dificilmente as pessoas não se encaixam em uma das ações. Ela é bem diversificada para que todo mundo possa participar”, completou.

Quem reforçou o convite, é Bortolotto. “Convidamos para que toda sociedade se engaje na programação, participe, prestigie cada momento que está sendo realizado, tudo aberto à população. Venha dar a sua contribuição e aprender sempre com o Gemellaggio. Não é apenas uma pessoa é o conjunto delas que faz a diferença e faz as coisas acontecerem”, finalizou.

Últimas