Urussanga abraça monumento em homenagem ao Gemellaggio

Município comemorou ontem 144 anos de colonização e 30 anos de parceria com cidade italiana

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Maíra Rabassa
Urussanga

A quinta-feira foi de festa no município de Urussanga. Em comemoração aos 144 anos de colonização e 30 anos de parceria com a cidade italiana Longarone, os moradores deram um abraço simbólico na Praça – que leva o mesmo nome da região – onde está o monumento alusivo ao Gemellaggio. “É um momento bastante singular de lembrarmos-nos de todas as pessoas que ajudam e que ajudaram Urussanga”, disse o prefeito interino Jair Nandi

- PUBLICIDADE -

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Na oportunidade também foi inaugurada a revitalização de uma pintura da Igreja de Longarone que fica na parede do Fórum, localizado ao lado da praça, assim como, contou com a assinatura que implementa o Conselho do Pacto do Gemellaggio. Essa parceria entre o Executivo Municipal e o Conselho irá possibilitar e facilitar o intercâmbio de pessoas entre as duas cidades. “Já tivemos moradores que foram estudar na Escola Alberghiera, com foco no ramo da hotelaria. Eles trabalham lá e investe aqui”, completa Luiz Antônio Faro, presidente do Conselho.

Sessão solene realizada pela Câmara de Vereadores

O Legislativo Municipal de Urussanga promoveu nas dependências da Sociedade Recreativa Urussanga uma Sessão Solene comemorativa aos 30 anos do Pacto do Gemellaggio entre as cidades-irmãs de Urussanga (BR) e Longarone (IT). O acordo do Gemellaggio foi firmado em 26 de maio de 1992 e se caracteriza pelo pacto de amizade baseado em afinidades culturais e ações conjuntas para o desenvolvimento social e econômico das cidades de Urussanga e Longarone na Itália.

A mesa de autoridades foi composta pelo presidente do Legislativo Elson Roberto Ramos, prefeito Jair Nandi, ex-prefeito Vanderlei Rosso, Fernando Raupp representando o Governo do Estado, deputados Estaduais Júlio Garcia e Luiz Fernando Cardoso e Deputado Federal Ricardo Guidi. Na cerimônia foi assinado pelo prefeito o ato de confirmação do laço de amizade entre as cidades, e concedida a Medalha do Mérito a cidadãos urussanguenses que contribuíram para a formalização e a manutenção do pacto.

O documento que registra o Ato de Reconfirmação do Gemellaggio foi assinado em duas vias, as quais serão enviadas à Itália, para assinatura do Prefeito de Longarone Roberto Padrin. O Prefeito de Longarone e o ex-prefeito de Urussanga Roberval Piloto acompanharam da Itália a Sessão Solene de forma virtual.

O evento contou ainda com uma exposição cultural reverenciando a história do Gemellaggio ao longo dos 30 anos do pacto de amizade e a apresentação do trailer de documentário produzido pelo cineasta urussanguense Yves Goulart, intitulado “Gemellaggio 30 anos”.

Homenageados com a Medalha do Mérito Gemellaggio Urussanga Longarone:

Ana Maria Mariot Vieira

Antonio Euclides De Lorenzi Cancelier

Estevão Giordani (in memoriam)

Hedi Damiani (in memoriam)

Iris Maria De Lorenzi Cancelier

José Vânio Piacentini

Lauro Baesso (in memoriam)

Liz Zapelini De Bona

Luiz Antonio Fabro

Monsenhor Otávio De Lorenzi (in memoriam)

Neusa Maria Bernardino Pereira

Nevton Vicente Rech Bortolotto

Rosa Miotello

Ruberval Francisco Pilotto.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.