14 C
Criciúma
sábado, abril 20, 2024

Último dia para regularizar título eleitoral

José Adílio

Criciúma/Içara

Os eleitores de todo o país têm apenas hoje para tirar, regularizar e transferir o título de eleitor. O prazo para solicitar qualquer alteração no cadastro eleitoral ou resolver pendências com a Justiça Eleitoral vence neste dia 4 de maio. A partir de amanhã, não será possível realizar nenhuma operação relacionada ao título eleitoral para quem vai votar no dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições deste ano. A regra esta prevista no artigo 91 da Lei nº 9.504/97, que determina a suspensão dos alistamentos e transferências nos 150 dias que antecedem o pleito.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

O chefe do Cartório Eleitoral de Içara, Marcos Moraes, explica que somente serão atendidos hoje as pessoas que fizeram o agendamento com antecedência. As pessoas que não marcaram a ida ao cartório, poderão até se deslocar até o local, mas terão que aguardar na fila, uma oportunidade de encaixe, caso alguém que agendou não compareça. Mesma situação para o Cartório Eleitoral de Criciúma. “O atendimento será das 10h às 18h para quem agendou através do telefone 0800-64738888 ou então aguardar na fila um horário de atendimento para quem não agendou”, explica a chefe do cartório Eleitoral de Criciúma Jacira de Fátima Córneo Sehnem.

O chefe do Cartório de Içara aponta que em Içara, pelo menos mil eleitores precisam fazer a regularização, já em Balneário Rincão este número aumenta para três mil pessoas. Ele lembra que para as pessoas acima de 70 anos é facultativo o voto e que as notícias de que as pessoas acima desta idade estão ficando com o título cancelado é falso. “Com mais de 70 anos, mesmo não comparecendo nas últimas eleições para votar, as pessoas se optarem por ir as urnas poderão seguir tranquilamente que não terão problemas”, ressalta Moraes.

Ele relata que a procura nestes últimos dias estão mais acentuadas para os alistamentos novos e para as transferências. Em Criciúma, também a procura está intensa e as pessoas que estão fazendo todos os trâmites pela internet podem ficar tranquilas que terão o cadastro atualizados. Presencialmente nos cartórios, o horário será das 10h às 18 horas e pela internet, o eleitor pode fazer o cadastro até as 23h59min, deste dia 4.

Faça tudo pela internet

A boa notícia é que todas as operações podem ser feitas pela internet, sem necessidade de comparecer ao cartório eleitoral. Confira o passo a passo e esteja apta ou apto para votar nas Eleições Gerais de 2022, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno).

O primeiro título de eleitor pode ser emitido na página Autoatendimento do Eleitor,  por meio da opção “Tire seu título”. Como prova de identidade, serão solicitados: uma selfie segurando um documento oficial com foto; imagens de frente e verso do mesmo documento; e um comprovante de residência (conta de água, luz, celular ou carnê de IPTU, por exemplo). Lembrando que também dá para fazer transferências e regularização pela internet.

Últimas