Turvo entra no Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem

Foto: divulgação

- PUBLICIDADE -

O município de Turvo está certificado no Mapa do Turismo Brasileiro. A administração municipal, através do Departamento de Turismo, realizou o cadastro no Sistema de Informações (SISMapa) para que pudesse obter o certificado.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

O Ministério do Turismo divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022. Em Santa Catarina 146 municípios está cadastrados, de 295.

A diretora de Turismo, Evelise Menegaro, explica que ao estar cadastrado o município pode ser beneficiado diretamente com ações e recursos do Ministério do Turismo para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local. A coordenadora de Cultura, Meio Ambiente e Turismo da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), complementa que para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância na economia do país, gerando emprego e renda para milhares de famílias em todo o país.

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Para o prefeito, Sandro Cirimbelli, é importante estar atento e trabalhar para que o setor tenha um crescimento no município assim como tem ganhado destaque. “Estamos nos diferenciado pela organização. Investimentos no Plano Municipal de Turismo, temos um Conselho Municipal de Turismo e o departamento tem se organizado com as políticas do setor”.

Para estar cadastrado no Mapa do Turismo Brasileiro é preciso atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021. Entre eles estão possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos. Este credenciamento certifica ao turista que o serviço é regularizado e confiável. Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.