14 C
Criciúma
sábado, abril 20, 2024

Troca de adutora acarretará em falta de água hoje, alerta Casan

Gustavo Milioli
Criciúma

Criciúma e outros cinco municípios da região enfrentarão falta de água a partir da manhã de hoje. O motivo é a ligação de uma nova adutora da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que levará água bruta da Barragem do Rio São Bento ao Sistema Integrado de Abastecimento de Criciúma.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

A companhia irá interromper o abastecimento a partir das 5h, com duração de até 12 horas, com o restabelecimento previsto para acontecer durante a madrugada de amanhã. “As nossas equipes já estarão trabalhando desde as 3h. A gente pretende normalizar o abastecimento ainda durante a madrugada, mas as regiões mais distantes vão sofrer um pouco mais do que a região central”, explica Gilberto Benedet Júnior, superintendente regional da Casan.

Neste sentido, o órgão pede um consumo consciente por parte da população. “É importante que o cidadão colabore, evitando o uso excessivo de água, evitando lavar carros e calçadas, para que a gente possa o mais rápido possível normalizar o abastecimento”, destaca.

Cidades atingidas:
Criciúma;
Içara;
Siderópolis.
Nova Veneza;
Forquilhinha;
Maracajá.

Os locais mais afetados
O superintendente regional informou que os locais mais afastados do reservatório da Casan sentirão os reflexos da parada no abastecimento por mais tempo.

“Quem não tem reservação de água, vai sentir de imediato a falta pela manhã. As partes mais distantes, como os municípios de Maracajá e Içara, e as regiões dos bairros Quarta Linha, e Verdinho, vão acabar sentindo um pouco mais esse desabastecimento. Quando retomarmos a operação do sistema, as partes mais distantes são as últimas que voltam a ser abastecidas. O pessoal que mora nas partes mais altas também sofrerá mais”, aponta.

Quase um ano de execução
Os trabalhos começaram a ser efetuados em julho do ano passado e receberam um investimento de R$ 24 milhões, fruto do planejamento hídrico do Governo do Estado. “Essa parada é fundamental porque coloca em carga a nova adutora de 800 milímetros. Vai trazer mais robustez para o sistema da região, aumentando em 50% a capacidade de captação de água da Barragem do Rio São Bento”, detalha Benedet, completando que os estudos iniciaram-se ainda em 2019.

A obra visa, também, trazer mais segurança para o sistema. Além de Criciúma, os municípios de Içara, Siderópolis, Nova Veneza, Forquilhinha e Maracajá também estão inseridos neste contexto. O intuito da Casan é evitar novos problemas de rompimento, como aconteceu por duas vezes em um curto espaço de tempo no início deste ano.

“Vamos desativar a adutora de fibra, que em fevereiro rompeu por duas vezes, trazendo um transtorno para o abastecimento da região. Agora, vamos passar a operar apenas com a adutora de ferro, mais resistente a esse tipo de problema”, afirma Benedet. São, ao todo, aproximadamente 6,5 mil metros de tubos implantados na região do bairro Picadão, em Nova Veneza.

Últimas